Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual é a importância da bainha de mielina?
As fibras mielinizadas possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos mais rapidamente que as fibras amielinizadas. Isso ocorre porque as fibrasestão envolvidas pela bainha de mielina, formada por camadas lipídicas . Na região envolvida por essa bainha, não ocorre transmissão do impulso elétrico, já que esta possui a característica de serisolante. Assim o impulso passa por estas fibras de modo saltatório , pulando as partes da fibra que esta mielinizada e despolarizando o nodo de Ranvier. Quanto maior for a bainha de mielina, mais rápidoserá a condução.

2) Qual a importância do reflexo de extensão cruzada?
Muitas funções do sistema nervoso resultam de reflexo. Um reflexo é uma resposta motora que segue um estímulo sensorial pormeio de um Arco Reflexo. Esse reflexo ocorre cerca de 0,2 a 0,5 segundos após um estímulo provocar um reflexo flexor em um membro, promovendo a extensão do membro oposto. Essa extensão pode empurrar ocorpo para longe da causa do estímulo de dor.

3) Quais seriam os tipos de fibras musculares esqueléticas predominantes em um maratonista, um velocista e um halterofilista?
FIBRAS MUSCULARES TIPOI (CONTRAÇÃO LENTA). Este tipo de fibra possui resposta de contração lenta, é mais avermelhada (escura), pois possui maior número de capilares sanguíneos o que proporciona ao músculo maior suprimentode sangue e, consequentemente, de oxigênio. Apresenta também grande quantidade de mitocôndrias que são o "pulmão" da célula, responsáveis pela "respiração" celular, ou seja, usam o oxigênio paraobter energia.
São fibras pequenas, com pouca capacidade de hipertrofiar, ou seja, de ganhar volume muscular. São resistentes à fadiga, pois possuem metabolismo predominantemente aeróbico (dependem deoxigênio para gerar energia), por isso respondem às atividades de longa distância. Os maratonistas apresentam predominância desse tipo de fibra.
FIBRAS MUSCULARES TIPO IIA (CONTRAÇÃO RÁPIDA). São...
tracking img