Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vias Aéreas: porção condutora e respiratória


Funções respiratórias do nariz


À medida que o ar passa pelo nariz, três funções distintas são efetuadas pelas cavidades nasais: (1) O ar é aquecido pelas superfícies extensas das conchas e do septo, com área total de cerca de 160 cm. (2) O ar é quase totalmente umidificado, até mesmo antes de transpor o nariz. (3) O ar é filtrado.Todas essas funções reunidas recebem a designação de função condicionadora do ar das vias aéreas respiratórias superiores. Em geral, a temperatura do ar inspirado eleva-se por 0,5"C em relação à temperatura corporal e de 2 a 3% da saturação plena com vapor de água antes de atingir a traquéia. Quando a pessoa respira ar através de um tubo diretamente para a traquéia (como se fosse através detraqueostomia), o efeito de esfriamento e, sobretudo, de ressecamento no pulmão pode resultar em formação de crostas e infecção pulmonar.
Função de filtração do nariz. Os pêlos existentes na entrada das narinas são importantes para a remoção de grandes partículas. Todavia, muito mais importante é a remoção de partículas por precipitação turbulenta. Isto é, o ar que passa pelas vias nasaischoca-se com muitas saliências obstrutivas: as conchas (também denominadas "cornetos" por causarem turbulência do ar), o septo e a parede faríngea. Toda vez que o ar se choca com uma dessas obstruções, deve mudar a direção de seu movimento; as partículas suspensas no ar, possuindo muito mais massa e momento do que o ar, não conseguem modificar sua direção tão rapidamente quanto o ar. Assim, seguemadiante, golpeando as superfícies das obstruções, onde são aprisionadas no revestimento mucoso e transportadas pelos cílios até a faringe para serem deglutidas.
Tamanho das partículas aprisionadas nas vias respiratórias. O mecanismo de turbulência nasal para a remoção de partículas presentes no ar é tão eficaz que quase nenhuma partícula com mais de 4 a 6 μm de diâmetro penetra nos pulmões pelonariz. Esse tamanho é menor que o dos eritrócitos.
Quanto às partículas restantes, muitas com tamanhos entre 1 e 5 μm, depositam-se nos bronquíolos menores como conseqüência da precipitação gravitacional. Por exemplo, a doença bronquiolar terminal é muito comum nos mineiros de carvão, devido à precipitação de partículas de poeira. Algumas das partículas ainda menores (com diâmetro de menosde 1μm difundem-se contra as paredes dos alvéolos e aderem ao líquido alveolar). Todavia, muitas partículas com menos de 0,5/μm de diâmetro permanecem suspensas no ar alveolar e são expelidas mais tarde pela expiração. Por exemplo, as partículas de fumaça de cigarro possuem tamanho de aproximadamente 0,3/am. Quase nenhuma delas sofre precipitação nas vias aéreas respiratórias antes de alcançar osalvéolos. Todavia, até um terço se precipita nos alvéolos pelo processo de difusão, enquanto as demais permanecem suspensas e são expelidas no ar expirado. Muitas das partículas que ficam aprisionadas nos alvéolos são removidas por macrófagos areolares, enquanto outras são transportadas por linfáticos pulmonares. O excesso de partículas determina o crescimento de tecido fibroso nos septosalveolares, resultando em debilidade permanente.


Traquéia, brônquios e bronquíolos


O ar distribui-se pelos pulmões por meio da traquéia, dos brônquios e dos bronquíolos. A traquéia é denominada a via respiratória de primeira geração, e os dois brônquios principais direito e esquerdo constituem a segunda geração; a seguir, cada divisão constitui uma geração adicional. Existem entre 20e 25 gerações antes de o ar alcançar finalmente os alvéolos.
Um dos problemas mais importantes em todas as vias respiratórias consiste em mantê-las abertas para permitir a fácil passagem do ar para dentro e para fora dos alvéolos. Para impedir o colapso da traquéia, múltiplos anéis cartilaginosos estendem-se por cerca de cinco sextos da circunferência ao redor da traquéia. Nas paredes...
tracking img