Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• A tireóide(13) é considerada uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Está localizada na região do pescoço e trabalha “obedecendo” ordens enviadas na forma do hormônio TSH, sintetizado pelahipófise. Esta glândula guarda relação direta com a laringe, traquéia e esôfago e produz as chamadas células C, que sintetizam a calcitonina, o que diminui a quantidade de cálcio no sangue,depositando nos ossos. Alguns hormônios são produzidos nesta glândula, por exemplo, a triiodotironina(9) e tiroxina(2), formados extracelularmente. Estes são hormônios peptídeos, estimulantes do metabolismo,mas funcionam como hormônios esteróides. Aumentam a frequência cardíaca e a força de contração.
• O GH(3) , conhecido como o hormônio do crescimento, é um hormônio sintetizado e secretado pelaglândula hipófise. Estimula o crescimento e a reprodução celular em humanos e animais vertebrados. Seu excesso causa doenças como o gigantismo e acromegalia e sua falta, o nanismo.
• O cortisol (4) é umhormônio esteróide, o chamado "stress vegetativo" é um fator estimulante para sua liberação. A nível renal este hormônio faz aumentar a excreção de água, nitrogênio, uréia e ácido úrico, além de aumentara secreção de HCl e pepsinogênio no trato gastrointestinal.
O excesso deste hormônio no organismo pode causar a síndrome de cushing (11), onde a síntese de colágeno e a atividade dos osteoblastossão diminuidas, podendo causar estrias e osteporose, respectivamente, aumenta também a circulação de lipídeos circulantes e HCl, o indivíduo pode apresentar distúrbios de comportamento e hipertensãoarterial.
Em contra partida, a falta deste hormônio esteróide causa a sindrome de addison (10), na qual o indivíduo é muito magro, não produz HCl nem bicarbonato, dificultando a digestão de alimentos,tem hipoglicemia e hipovolemia.
• A insulina (8) é degradada no fígado, músculos e rins. Alguns hormônios, como o cortisol, hormônios tireoidianos e GH estimulam a sua liberação, o contrário...
tracking img