Fisiologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fisiologia Vegetal, disciplina que visa compreender como as plantas
funcionam, é hoje um dos pilares da ciência moderna. Com o advento da biotecnologia, questões como o uso ou não de plantas transgênicas para produzir alimentos, como usar a biodiversidade vegetal de forma sustentável, ou seja, com efeito mínimo sobre o ambiente e preservando os recursos para gerações futuras ou ainda comoauxiliar na compreensão e proposta de soluções sobre mudanças climáticas globais, problema sem precedentes na história da humanidade, a fisiologia vegetal atual se insere como um dos pontos básicos sem o qual não é possível avançar o conhecimento sobre biologia.



• Função dos estomas e transpiração (relações hídricas);
O processo dominante em relações de água da planta é a
absorçãode grande quantidade de água do solo, sua translocação pela
planta e a perda para a atmosfera na forma vapor de água. De toda a
água absorvida pelas plantas, menos que 5 por cento é retido de fato
para o crescimento e muito menos é usado nos processos bioquímicos.
A água passa pela planta e é perdida na forma de vapor de água. Este
fenômeno é conhecido como TRANSPIRAÇÃO.
A superfícieexterna de uma folha típica é coberta por camadas de cera chamada
cutícula. O principal componente da cutícula é a cutina.
Uma vez que as ceras são hidrofóbicas, elas oferecem
resistências extremas a difusão tanto da água na forma líquida como
na forma de vapor. Assim, a cutícula serve para restringir a
evaporação da água da superfície externa das células epidérmicas da
folha e protegem tanto aepiderme como as células do mesofilo da
dissecação letal.
A integridade da epiderme e da cutícula é ocasionalmente
interrompida por pequenos poros chamado de estômatos

• Fotossíntese;
Fotossíntese é a capacidade do vegetal transformar energia luminosa em energia química, utilizando-se de água e luz, que fornecerão a energia para fixar o CO2 na forma de glicose. A energia luminosaé transferida para as ligações entre dois átomos de carbono,até formar a glicose. Quando se tem a energia luminosa incorporada à planta, se diz em energia química.
Fotossíntese é ainda, o processo pelo qual a planta sintetiza glicose, libera oxigênio utilizando-se de energia solar.
[pic]

• Respiração celular;
A respiração é o resultado da oxidação  de compostos orgânicos e nãoapenas o resultado de trocas gasosas. É a oxidação de compostos orgânicos para a produção de energia, porém ela é um processo muito complexo, que produz vários compostos importantes para o metabolismo, além de energia.
A respiração ocorre em todas as células vivas, portanto em todas as partes da planta. A energia liberada a partir da oxidação dos alimentos será utilizada na síntese de substâncias,absorção de sais minerais, entre outros processos, não existindo um órgão sede.
Ela é de fundamental importância para a vida, tendo como conseqüência a morte celular caso pare. A intensidade da respiração varia conforme a necessidade metabólica de cada célula e pode ser medida através do gás carbônico liberado e pelo oxigênio absorvido. Como a fotossíntese e a respiração ocorrem ao mesmo tempo euma usa os produtos da outra, a respiração deve ser medida no escuro.
Respiração nos órgãos vegetais
Raízes: A respiração neste órgão da planta é intensa e o açúcar utilizado é proveniente do floema. Este açúcar é produzido nas folhas. A energia liberada é utilizada para o crescimento da raiz, absorção e acúmulo de nutrientes e síntese de compostos celulares, utilizando oxigênio proveniente dasfolhas.
Caule: a região de crescimento do caule, chamada câmbio, é a que mais precisa de energia, por conta da sua atividade metabólica, e por isso esta é a parte do caule que mais precisa de energia. O substrato também vem do floema.
Folhas: Sabe-se que a eliminação de gás carbônico pelas folhas é constante, por toda a vida. Um pouco antes da abscisão ocorre um aumento na respiração da folha,...
tracking img