Fisiologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL
PROFESSOR: CLEITON MATEUS

PLANTAS TRANSGÊNICAS

Ceres - GO
2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIASBIOLÓGICAS
DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL
PROFESSOR: CLEITON MATEUS

PLANTAS TRANSGÊNICAS

Acadêmicos: Brunielly Ferreira
Diego Sudário
Larissa Adriana
Lígia Mazão
Pamella Achatkin

Ceres - GO
2012

RESUMO: A evolução do homem acompanha o desenvolvimento da agricultura. Das sociedades tribais, passando pelo império faraônico no Egito, observando-se a sociedade feudal e sua evoluçãopara burguesia, nota-se a agricultura como um dos esteios para garantir a oferta de alimentos, e consequentemente o aumento da expectativa de vida e do crescimento demográfico. O melhoramento genético visa plantas mais produtivas, resistentes a pragas e doenças e com melhor valor nutritivo. A biotecnologia moderna preconiza métodos modernos que possibilitam a manipulação seletiva do germosplasmadas plantas criando os chamados organismos geneticamente modificados (OGM). Plantas transgênicas são aquelas cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente. Em 1983 foi criada a primeira planta transgênica e já em 1994 a primeira cultura transgênica da empresa Calgene (EUA),o tomate Flavr Savr que podia ser armazenadopor mais tempo, chegou ao mercado. Logo depois em 1996 a soja Roundup Ready da empresa Monsato, resistente ao herbicida glifosato, faz sua estréia no mercado agrotecnológico. Na transgenia, sequências de DNA são removidas de um organismo e ligadas a outras sequências que são inseridas em espécies externas. A fonte desses genes pode ser qualquer organismo vivo.
Palavras-chave: melhoramentogenético, plantas transgênicas, transgenia, manipulação seletiva, organismos geneticamente modificados.

INTRODUÇÃO

A evolução do homem acompanha o desenvolvimento da agricultura. Das sociedades tribais, passando pelo império faraônico no Egito, observando-se a sociedade feudal e sua evolução para burguesia, nota-se a agricultura como um dos esteios para garantir a oferta de alimentos, econsequentemente o aumento da expectativa de vida e do crescimento demográfico.
As técnicas de melhoramento genético na agricultura, sofreram uma revolução depois da descoberta do DNA em 1953, pelos cientistas James Watson e Francis Crick, o que lhe rendeu o premio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962. Desde então, ciência e agricultura estabeleceram uma relação de intimidade, o que propiciou odesenvolvimento de novas técnicas e ferramentas agrícolas que passaram a otimizar a produção e a colheita (MARINO, 2006).
O melhoramento genético assegura a obtenção de culturas de plantas com as características desejáveis para se ter uma boa colheita. Comumente, o melhoramento convencional se dá através da seleção de indivíduos superiores que são multiplicados ou passam por uma análise detalhadapara comprovar sua superioridade genética. Entretanto, o advento da engenharia genética possibilita a ligação de duas cadeias de DNA diferentes, em um processo conhecido como transgenia.
No processo de obtenção de plantas transgênicas, genes que não se cruzariam por métodos naturais, são transferidos de um organismo para outro. No melhoramento convencional, a troca de genes está limitada somente aespécies que são sexualmente compatíveis. A transferência de genes para espécies vegetais tem sido possível através de métodos diretos e indiretos. O método indireto é aquele no qual se utiliza um vetor, por exemplo a bactéria Agrobacterium Tumefaciens ou a rhizogenes. Os métodos diretos dizem respeito a transferência direta de genes através de processos físicos ou químicos que causam...
tracking img