Fisiologia do sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
CARACTERÍSTICAS DO SANGUE5
FORMAÇÃO DAS CÉLULAS DO SANGUE6
1.1 Hemácias9
* 3.2Leucócitos11
1.1 Plaquetas15
1.2 Plasma17
CORAÇÃO19
VASOS SANGUÍNEOS21
PRESSÃO ARTERIAL22
HIPERTENSÃO ARTERIAL25
1.2 Causas27
1.3 Sintomas28
1.4 Diagnóstico28
1.5 Tratamento30
HIPOTENSÃO ARTERIAL31
1.6 Sintomas31
1.7Diagnóstico32
1.8 Tratamento33
CONCLUSÃO34

* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS35

1. INTRODUÇÃO
Todos os órgãos realizam funções que contribuem para o bom funcionamento do organismo, e essa comunicação entre os diversos órgãos se dá pelo sangue. Este pode ser entendido como um sistema de transporte em que as artérias, veias e capilares seriam as vias percorridas.
O sangue é o meio líquido queflui pelo sistema circulatório entre os diversos órgãos transportando nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular e diversas outras substâncias. A fisiologia do sangue estuda as suas múltiplas funções em interação com a nutrição dos demais tecidos do organismo.
O deslocamento do sangue no sistema circulatório ocorre por ação da bomba cardíaca e da sua condução pelasartérias, veias e capilares. O sangue circula no organismo humano, transportando oxigênio dos pulmões para os tecidos, onde é liberado nos capilares. Ao retornar dos tecidos, o sangue conduz o dióxido de carbono e os demais resíduos do metabolismo celular, para eliminação através da respiração, do suor, da urina ou das fezes.
O sistema de defesa do organismo contra doenças e a invasão de germespatogênicos está concentrado no sangue. O equilíbrio e a distribuição de água, a regulação do pH através os sistemas tampões, o controle da coagulação e a regulação da temperatura correspondem a outras importantes funções desempenhadas pelo sangue.

* 2. CARACTERÍSTICAS DO SANGUE

O sangue é um tecido conjuntivo, sendo produzido na medula óssea. É constituído por uma parte líquida, quecorresponde ao plasma e uma parte sólida, que corresponde aos elementos figurados.
O plasma é um liquido cor de palha que é constituído aproximadamente por 91,5% de água e 8,5% de solutos, como proteínas, lipídeos, glicose, ácidos e sais, vitaminas, minerais, hormônios e enzimas. Em cada litro de sangue existem 60 a 80 gramas de proteína. A maior parte é constituída por albumina, que atua comotransportadora de diversas substâncias e em menor proporção está às globulinas, relacionadas à formação de anticorpos para defesa do organismo e o fibrinogênio, uma proteína fundamental no processo de coagulação do sangue.
Os elementos figurados do sangue incluem três componentes principais: eritrócitos (glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio; leucócitos (glóbulos brancos), quesão células de defesa e plaquetas, importante na coagulação sanguínea.


Fig. 1. Componentes do sangue
*
1. FORMAÇÃO DAS CÉLULAS DO SANGUE

No inicio da gravidez, o embrião retira os alimentos de que precisa das paredes do útero materno. A partir da terceira semana, passa a alimentar-se através o sangue materno. No final do primeiro mês, o feto já tem um coração rudimentar, quebombeia o sangue para o corpo em formação.
Nas primeiras semanas de gestação, o embrião humano é acompanhado de uma espécie de bolsa chamada saco vitelino. A partir de três semanas de gestação na parede externa do saco vitelino surgem pequenas massas celulares, que vão se transformando em agrupamentos sanguíneos, chamados ilhotas de Wolff. As paredes dos primeiros vasos sanguíneos são formadas pelascélulas que contornam as ilhotas e, aos poucos, o interior das ilhotas vai ficando vazio. As células mais internas das ilhotas transformam-se em glóbulos vermelhos primitivos.
No inicio do segundo mês, o sangue já tem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os vasos sanguíneos e glóbulos vermelhos se originam fora do organismo do embrião, ou seja, são de origem extra-embrionário....
tracking img