Museu afro brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentando o museu Afro Brasil




Museu Afro Brasil

O museu Afro Brasil foi inaugurado em 2004, por iniciativa de Emanoel Araujo, artista plástico, baiano, ex-curador daPinacoteca do Estado de São Paulo e atual curador do museu. Com o intuito de criar uma instituição voltada ao estudo das contribuições africanas à cultura nacional. O Museu Afro Brasil é uma instituiçãopública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico eetnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.
Possui rampas para cadeirantes e pessoa com dificuldade de locomoção. Oferecematerial informativo e publicações em braile. Destinado a todos os publico, freqüentado por pessoas que desejam saber mais sobre a cultura afro brasileira.
Oferece mais de um tipo de exposição, oacervo permanente que se divide em seis núcleos: “África”, “Trabalho e escravidão”, “O Sagrado e o Profano”, “Religiosidade Afro-Brasileira”, “História e memória” e “Arte”. A disposição do acervo dentro domuseu foi concebida de forma proposital, construindo uma narrativa histórica.
As exposições temporárias do Museu Afro Brasil abrem espaço para artistas do mundo inteiro com temas que, por vezes, nãose relacionam diretamente com o carro forte, mas, de alguma forma, dialogam com o museu.
Promove atividades para todas as idades, como “Aos Pés do Baoba” destinado ao publico infantil onde conta aslendas e historias da tradição africana.
Um museus culturalmente rico com um acervo permanente de mais de 5 mil obras, entre gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autoresbrasileiros e estrangeiros.
O espaço permite que o visitante conheça a origem da matriz afro, e de como ela foi incorporada ao Brasil, nos mostra como essas pessoas eram tiradas de seus países natais, e...
tracking img