FISIOCRATAS

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015
1) FISIOCRACIA

OBJETO DE INVESTIGAÇÃO
Sistema econômico em seu conjunto. O sistema econômico é considerado como regido por leis necessárias e relevantes, passíveis de serem desvendadas pelaciência.

PREMISSA
Existe uma ordem natural1 para a sociedade, semelhante a que rege a natureza física. Essa comparação não funciona muito bem, pois a ordem da natureza física é uma ordem objetivamente dada,enquanto a ordem da sociedade existe em razão dos homens. Por isso, a ordem da sociedade pode ou não existir. Os homens poderiam errar, mas não poderiam se opor, pois o caráter ótimo que a ordem dasociedade constitui se dá pela integração à unidade.
Essa integração se dá apenas pelo processo de troca, que é única responsável por caracterizar essa sociedade como econômica. A troca é o ponto departida da fisiocracia, que concebe a ordem social como sendo inteiramente mercantil.
CAPITALISMO E AGRICULTURA
Os fisiocratas viam na sociedade capitalista mais capacidade de crescimento edesenvolvimento do que em sociedades não capitalistas. Para eles, “a mais avançada e a mais desejável forma de direção” era a capitalista, pois permitia maior capacidade produtiva. A explicação era que a direçãocapitalista era a única a permitir a construção e a obtenção do excedente2. A presença do capitalismo deve ocorrer apenas nas áreas onde o excedente pode ser formado, possibilitando a sua ampliação.
Oexcedente somente existe na agricultura e o capitalismo, como único meio para ampliação do excedente, faz sentido exclusivamente dentro do âmbito agrícola.

AVALIAÇÃO
A determinação do excedentepoderia ser feita apenas com uma teoria do valor, o que inexiste nesse pensamento. Eles consideram apenas o aspecto físico da produção, pois eles não conseguem avaliar o excedente em sentido geral apartir de valores. A avaliação física é feita afirmando-se que, pela utilização de certos objetos, será gerada uma quantidade maior desses mesmos objetos. Como o excedente é atribuído exclusivamente à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FISIOCRATAS
  • Fisiocratas
  • Os fisiocratas
  • Fisiocratas
  • Os fisiocratas
  • FISIOCRATAS
  • Fisiocratas
  • Fisiocratas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!