fisio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessasconcentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+)e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.
bomba de cálcio, transporte ativo primário. Os íons cálcio são mantidos,normalmente, em concentrações muito baixas no citoplasma celular. Isso é realizado por duas bombas de cálcio, presentes na membrana celular, bombeando cálcio para fora da célula e, a outra, bombeiacálcio para o interior de uma ou mais das organelas vesiculares do interior celular.
fases do potencial de ação são:
Repouso: É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizada.Despolarização: É o estimulo que altera o potencial de membrana.Aumento da permeabilidade da membrana ao ion Na+ através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentroda célula.
Repolarização: Diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam afechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir, com o conseqüente efluxo de potássio.
Hiperpolarização: não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássiovoltagem dependentes ficam abertos mais tempo que o normal.
O ATP é responsável pelo fornecimento de energia para a contração muscular.
Toda contração muscular é controlada e coordenada pelo cérebro. Oestímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso.
No relaxamento, uma lenta hidrólise de ATP ocorre e mantem uma certa tensão entre os filamentos. Com a constante regeneração de ATP, não...
tracking img