Fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: Avaliação da atividade da peroxidase em carambola (Oxalidacia averrhoa) em diferentes estádios de maturação.


Avaliação da atividade da peroxidase em carambola em diferentes estádios de maturação.
Após a colheita de frutas e hortaliças pode ocorrer uma grande perda das mesmas devido a ação de enzimas. Essas enzimas as peroxidases pertencem a um grupo denominado oxiredutases querealizam a óxido-redução que pode levar a deterioração das frutas e hortaliças durante o armazenamento. A pesquisa desse grupamento de enzimas vendo sendo cada vez mais utilizada já que a continuidade da atividade enzimática pode levar a alterações consideráveis na cor, aroma, textura e até mesmo no teor de vitaminas.
Uma técnica quem vem sendo muito utilizada para inibir a ação da peroxidase nosdeterminados alimentos é a do branqueamento que é muito utilizada para o congelamento de frutas e vegetais, essa técnica consiste em um tratamento térmico onde se submete o alimento a altas temperaturas e em seguida a baixas temperaturas tendo como objetivo inativar as enzimas que possam causar deterioração aos alimentos.
Com a maturação do alimento ocorre também o aumento da atividade enzimáticasendo assim iremos observar dados do comportamento enzimático da peroxidase solúvel de carambola e ionicamente ligada a diferentes estádios de maturação. O procedimento foi realizado da seguinte forma, foram adquiridas carambolas de diferentes estabelecimentos na região de Maringá os graus de maturação determinados para a pesquisa foram: verde, 1/3 madura e madura.
A seguir estão descritos osprocedimentos realizados nos diferentes testes que foram realizados com a carambola.
Determinação da atividade enzimática em diferentes phs.
Foram preparados extratos brutos das diferentes carambolas para determinar qual seria o melhor pH para a extração da enzima, no entanto antes desse procedimento as carambolas foram lavadas com água destilada e ai sim homogeneizadas em liquidificador com soluçãotampão de 100 mM de fosfato de sódio nos determinados valores de pH: 5,5; 6,0; 6,5; 7,0 e 7,5. O material foi filtrado em tecido de algodão e depois centrifugado a 30.000 rpm a 4° C por 20 minutos, após o procedimento foi retirado o sobrenadante aonde contém a peroxidase solúvel e desprezado o restante do material, a atividade enzimática do sobrenadante foi determinada de acordo com o método declemente (1998), onde 0,2 ml do sobrenadante foram misturados a 2,7 ml de peróxido de hidrogênio 0,1 % em tampão fosfato de sódio 1mmm M e ph 7,0 e 0,1 ml de o-dianisidina 1% em metanol, para realizar a leitura da absorvância foi utilizado espectrofotômetro (UV mini-1240) com λ=460 nm por 1 minuto na temperatura de 25°C , uma unidade de atividade de peroxidase foi definida como o aumento de umaunidade de absorvância por minuto por milímetro.
Extração de peroxidase solúvel e da ionicamente ligada.
Os extratos de carambola nos seus diferentes graus de maturação foram preparados homogeneizados em porções de 30,0 g da fruta com 30,0 mL de tampão fosfato de sódio 100 mM e pH 7,0 e polivinilpolipirrolidone (PVPP) 5% e cloreto de cálcio para evitar a ação de fenóis e da pectina, após esseprocedimento foi centrifugado a 30.000 rpm a 4°C por 20 minutos. O sobrenadante com a peroxidase solúvel foi armazenado a -18°C. Já o restante foi tratado com solução 1,0 M de cloreto de sódio em tampão (fosfato de sódio 100 mM e pH 7,0), para extração da peroxidase ionicamente ligada, que foi novamente centrifugado e os extratos também foram guardados a -18°C.

Concentração dos extratos com acetona edeterminação da atividade enzimática.
Os extratos da peroxidase solúvel e ionicamente ligada de carambola, nos diferentes graus de maturação, foram tratados com acetona gelada na proporção de 1:2, para a precipitação das proteínas. Após o procedimento os extratos foram centrifugados á 30.000 rpm a 4°C durante 20 minutos. Os precipitados foram secos durante 12 horas em temperatura ambiente para...
tracking img