Fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Idéias e ideais de uma vida – Karl Marx.

O alemão Karl Marx foi idealizador de um movimento que revolucionou o mundo – o marxismo. Neste conceito o capitalismo é um sistema no qual a burguesiaconcentra os meios de produção (máquinas / instalações / matéria-prima) e detém todo o capital, explora o trabalho do povo mais humilde (o proletariado), mantendo esta classe em uma eterna condição deinsanidade e pobreza. Por ter como base características conflitantes, a de abusar de seu próprio alicerce - a classe dos proletariados - o sistema caminha em passos largos para sua própria destruição. Ocapitalismo abriria procedente para uma inevitável guerra das classes levando esta situação a um ponto crítico, em que o trabalhador, privado de seus direitos por meio da exploração infindável,acabaria por se revoltar e se levantar contra esta classe “solida”. A derrota da burguesia seria inevitável em face de que maioria da sociedade pertence à classe “menos favorecida”. Com isto a instalaçãode um sistema comunista seria crucial para estabilização da sociedade.
Já no século XIX inúmeros pensadores citavam suas reais preocupações em sanar os diversos problemas sociais que cresciam em meioa sociedade capitalista. Os socialistas “utópicos” foram os pioneiros a teorizar e propor maneiras plausíveis de resolver a enorme diferença estampada na sociedade entre os grupos de proletariados e aburguesia.
Caracteriza-se socialismo utópico, em conjunto de costumes diversos (chegando a serem adversas entre si) que tinham em comum duas características básicas: todas compreendiam que oalicerce dominante do comportamento humano circundava a moralidade e ideologia e que o desenvolvimento das civilizações caminhava para uma era onde o que imperaria seria o consenso social.
Marx criticouferozmente as propostas dos socialistas utópicos (principalmente os da frança, com os quais mais debateu), afirmando que estes citavam muito romantismo puro e pouca dedicação aos estudos da conjuntura...
tracking img