Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caio | Física | 12 de março de 2013
Caio | Física | 12 de março de 2013
Radiação na Guerra
Radiação na Guerra

Para entender melhor os efeitos da radiação na Guerra definirei primeiro o que é Radiação.

Radiação: são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou pordispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
A física nuclear, aliada às novas tecnologias de metalurgia e engenharias, possibilitaram o desenvolvimento da energia nuclear.
Foi então que, no ano de 1942, teve início a era nuclear.  Surgia um novo ramo da engenharia chamado de engenharia nuclear, o qual tinha como finalidade odesenvolvimento de técnicas de reatores nucleares para uso comercial. No início os estudos eram voltados apenas para o desenvolvimento de técnicas e materiais úteis para os reatores a fissão, a engenharia de fissão, acredita-se que em breve exista também a engenharia de fusão.
Infelizmente a energia nuclear foi utilizada para fins militares na construção de bombas de alto poder destrutivo no ano de 1945,durante a Segunda Guerra Mundial.  A criação de armas nucleares decorreu de desenvolvimentos políticos e científicos do final da década de 1930, num cenário em que a subida ao poder de governos fascistas na Europa e novas descobertas acerca da natureza dos átomos convergiram com os planos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido de desenvolver poderosas armas, utilizando a fissão nuclear comoprincipal fonte de energia. O Projeto Manhattan, nome dado ao esforço de guerra Aliado, culminou no teste de armas nucleares.
O Projeto foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos com o apoio do Reino Unido e do Canadá, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também ainvestigar tais armas para si.
Embora tenha envolvido pesquisa e produção em treze locais diferentes, o Projeto Manhattan foi largamente desenvolvido em três cidades científicas secretas que foram estabelecidas por poder de domínio eminente: Hanford, em Washington, Los Alamos, no Novo México e Oak Ridge, no Tennessee.
O projeto trabalhava na concepção, produção e detonação de três bombasnucleares em 1945.
* A primeira em 16 de Julho: "Trinity", a primeira bomba nuclear do mundo, perto de Alamogordo, Novo México. Foi um teste de uma bomba de plutónio de implosão, o mesmo tipo de arma usada posteriormente em Nagasaki (Japão). O artefato explodiu com uma energia equivalente a 19 kt de TNT (87,5 TJ). Deixou, no deserto, uma cratera de vidro radiativo de 3 m de espessura e 330 m dediâmetro. No momento da detonação, as montanhas circundantes foram iluminadas mais intensamente do que num dia de sol por cerca de um ou dois segundos, e foi relatado, no acampamento-base, um calor tão intenso como o de um forno. As cores observadas variaram de púrpura, a verde e, eventualmente, a branco. O som da onda de choque levou 40 segundos a chegar aos observadores. A onda de choque foi sentida amais de 160 km, tendo o cogumelo atómico chegado aos 12 km de altura.

Local da explosão da bomba Trinity
* A segunda, a arma "Little Boy" ("Pequeno Rapaz"), que detonou em 6 de Agosto sobre a cidade de Hiroshima, Japão.  Bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na segunda-feira dia 6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do avião a 31.000 pés (9.450 m)de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (hora local) a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 Kilotons de TNT. Foi a primeira das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra. A "Little Boy" tinha 3,0 m em comprimento, 71 cm de largura e massa de aproximadamente 4.400kg. O projeto tinha um mecanismo igual ao de uma arma...
tracking img