fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da física
- Ramalho, Nicolau e Toledo

Testes propostos
3º bimestre

1. (Mackenzie-SP) Um raio luminoso monocromático, ao passar do ar (n = 1,0) para a água, reduz sua velocidade de 25%. O índice de refração absoluto da água para esse raio luminoso é de aproximadamente:
a) 1,2.
b) 1,3.
c) 1,4.
d) 1,5.
e) 1,6.

2. (Cesgranrio-RJ) Um feixe de luz monocromática passa deum meio de índice de refração n1 para outro, de índice de refração n2. A velocidade de propagação da luz no primeiro meio é v1 e, no segundo, v2. Assim, a razão n1/n2 é igual a:
a) (v1/v2)2.
b) (v2/v1)2.
c) v1/v2.
d) v2/v1.
e) .

3. (Mackenzie-SP) Um feixe luminoso monocromático atravessa um determinado meio homogêneo, transparente e isótropo, com velocidade de 2,4.108 m/s. Considerando avelocidade da luz na vácuo c = 3,0.108 m/s, o índice de refração absoluto deste meio é:
a) 1,25 m/s.
b) 1,25.
c) 0,8 m/s.
d) 0,8.
e) 7,2.1016 m/s.

4. (Mackenzie-SP) Quando um raio de luz monocromática, proveniente de um meio homogêneo, transparente e isótropo, identificado por meio A, incide sobre a superfície de separação com um meio B, também homogêneo, transparente e isótropo, passa a sepropagar nesse segundo meio, conforme mostra a figura. Sabendo-se que o ângulo é menor que o ângulo , podemos afirmar que:

a) no meio A a velocidade de propagação da luz é menor que no meio B.
b) no meio A a velocidade de propagação da luz é sempre igual à velocidade no meio B.
c) no meio A a velocidade de propagação da luz é maior que no meio B.
d) no meio A a velocidade de propagação daluz é maior que no meio B, somente se é o ângulo limite de incidência.
e) no meio A a velocidade de propagação da luz é maior que no meio B, somente se é o ângulo limite de refração.

5. (Fatec-SP) Na figura, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0.

Dados:
sen 37° = 0,60
sen 53° = 0,80
Devemos concluir que o índice de refração do meio B é:

a)0,5.
b) 1,0.
c) 1,2.
d) 1,5.
e) 2,0.

6. (UFRGS) A figura representa um raio de luz monocromática que se refrata na superfície plana de separação de dois meios transparentes, cujos índices de refração são n1 e n2. Com base nas medidas expressas na figura, onde C é uma circunferência, pode-se calcular a razão n2/n1 dos índices de refração desses meios.Qual das alternativas apresentacorretamente o valor dessa razão?

a) 2/3.
b) 3/4.
c) 1.
d) 4/3.
e) 3/2.

7. (PUC-Campinas-SP) De uma lanterna colocada no ar (n = 1,0) sai um estreito feixe de luz que incide na superfície de separação entre o ar e um líquido transparente, refratando-se conforme mostra a figura.O índice de refração do líquido é:

a) 1,28.
b) 1,33.
c) 1,39.
d) 1,46.
e) 1,51.

8. (UFSM-RS) Um raio de luz érefletido totalmente na superfície de separação de dois meios a partir do ângulo limite de 45°. Sendo sen 45° = e sen 90° = 1, assinale o índice de refração do meio de incidência. Considere que um dos meios é o ar, cujo índice de refração é igual a 1.

a) .
b) .
c) 1.
d) .
e) .

9. (PUC-SP) Uma lâmina de vidro de faces paralelas está imersa na água. Sabe-se que o vidro é um meio maisrefringente que a água e, portanto, seu índice de refração é maior que o da água. Para um raio de luz monocromática que passa da água para o vidro e chega novamente à água (figura), o gráfico que melhor representa a variação de sua velocidade de propagação em função do tempo é:


10. (UFC-CE) Uma folha de papel, com um texto impresso, está protegida por uma espessa placa de vidro.
O índice derefração do ar é 1,0 e o do vidro 1,5. Se a placa tiver 3 cm de espessura, a distância do topo da placa à imagem de uma letra do texto, quando observada na vertical, é:

a) 1 cm.
b) 2 cm.
c) 3 cm.
d) 4 cm.

11. (PUC-Campinas-SP) Um prisma de vidro, cujo ângulo de refringência é 60°, está imerso no ar. Um raio de luz monocromática incide em uma das faces do prisma sob ângulo de 45° e, em...
tracking img