Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fahrenheit
O grau Fahrenheit (símbolo: °F) é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição de 212 °F. Uma diferença de 1,8 grau Fahrenheit equivale à de 1 °C.
Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucospaíses de língua inglesa, como os Estados Unidos e Belize.
Para uso científico, há uma escala de temperatura, chamada de Rankine, que leva o marco zero de sua escala ao zero absoluto e possui a mesma variação da escala Fahrenheit, existindo portanto, correlação entre a escala de Rankine e grau Fahrenheit do mesmo modo que existe correlação das escalas Kelvin e grau Celsius.
Considerações sobre osvalores obtidos em graus Fahrenheit
Com exceção da temperatura de congelamento da água (32 °F) e do valor para o frio mais intenso em Copenhaga medido na época (0 °F), todos os outros valores mais conhecidos nesta escala (temperatura do corpo humano, evaporação da água, evaporação do mercúrio, entre outros) não foram usados para a criação da escala, como muitos pensam, mas foram obtidos através demedição dos mesmos após a criação da escala.
Possíveis vantagens da utilização
Em 1724, época em que muitos cientistas criavam seus próprios termómetros e seus valores, as vantagens da utilização do grau Fahrenheit eram muito mais perceptíveis tanto para uso da ciência local quanto para o uso no dia-a-dia. Atualmente, as vantagens desta medição tanto para a ciência quanto para o dia-a-dia parecempouco úteis devido ao avanço da ciência. Entre as possíveis vantagens da utilização dos graus Fahrenheit, podem ser citados:
* Em países de clima frio as temperaturas assumem, quase sempre, valores positivos na escala Fahrenheit, o que não é acompanhado pela graduação em Celsius. O zero Fahrenheit é -17,78 °C, portanto, poucas serão as situações em que serão apresentados valores negativos naprevisão do tempo, o que facilita a compreensão de temperatura pelos habitantes de países de clima frio, principalmente para cálculos de amplitude térmica pelos mais humildes (Exemplo: uma cidade com temperatura abaixo do ponto de fusão da água somente durante a noite).
* O fato de existirem uma maior quantidade de números em um mesmo intervalo quando comparados Fahrenheit e Celsius (1,8 pra 1)faz com que todos os arredondamentos para valores inteiros se mostrem muito mais próximos do valor real. Entretanto, críticos sugerem que, mesmo a diferença de 1 grau na escala Celsius (para a temperatura da cidade) é uma variação muito pequena para ser atribuida uma vantagem a esta característica. Antigamente, na época da criação do sistema, esta era uma vantagem válida para mediçõesmeteorológicas que deviam ser as mais acuradas possível, principalmente para estudos físicos e registros históricos.
* Em Celsius, a definição da passagem de estado febril para febre que precisa da utilização de medicamentos está entre os valores 37 e 38 °C. Em Fahrenheit, acostumou-se a tratar pacientes com medicamentos quando a febre destes chega a valores de 3 dígitos (100 °F = 37,78 °C). É usualencontrar, nos países que usam a medida, enfermeiras falando: "A temperatura já atingiu três dígitos, vamos dar uma medicação". Numa época pré-industrial e antes do aperfeiçoamento do setor de saúde, esta foi uma valiosa informação para enfermeiros e médicos, fato que parece perder a importância com o passar do tempo.
Dica
Para a maior parte do mundo, acostumados com temperaturas escritas em grausCelsius, torna-se difícil entender temperaturas em graus Fahrenheit, comumente utilizada nos Estados Unidos. Pela fórmula de conversão é necessária a divisão por 1,8, nem sempre fácil de se fazer mentalmente. Para facilitar a rápida conversão mental pode-se usar a fórmula: Temperatura em Fahrenheit - 32. O resultado é divido por 2 e a este soma-se mais 10% (um décimo) deste resultado. O valor...
tracking img