Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
) As etapas no processo de produção de concreto são as seguintes:

* Extração da Matéria-Prima: O primeiro passo na produção de cimento é extrair as matérias-primas, calcário e argila, das pedreiras. A Exploração de pedreiras é feita normalmente a céu aberto e a extração da pedra pode ser mecânico ou com explosivos.
* Britagem: O material após sua extração apresenta-se em blocos, sendonecessário reduzir o seu tamanho com a granulométria adequada.
* Pré-Homogeneização e Dosagem: O material britado é transportado para a fabrica e armazenado em silos verticais. Essa armazenagem pode ser combinada com uma função de pré-homogeneização que consiste em colocar por camadas o calcário e a argila. As matérias-primas selecionadas são depois dosadas, tendo em consideração a qualidade do produto aobter o clínquer (75% de calcário e 25% de argila).
* Moagem do “cru”: Definida a proporção das matérias-primas. Elas são retomadas dos locais de armazenagem e transportadas para moinhos onde se produz o chamado “cru” (mistura finamente moída). Simultaneamente à moagem ocorre um processo de adição de outros materiais: areia, cinzas de pirite e bauxita, de forma para obter as quantidadespretendidas dos compostos que constituem o “cru”.
* Homogeneização: A mistura de “cru”, devidamente dosado e com a finura adequada, deve ter sua homogeneização assegurada para permitir uma perfeita combinação dos elementos formadores do Clínquer.
* Pré-Aquecimento: O forno será aquecido, antes do “cru” entrar no mesmo.
* Cozedura: Com as transformações físico-químicas ocorridas na torre de aquecimentode ciclones devido as variações térmicas, o “cru” da lugar a uma farinha, produto apto para ir ao forno.
* Resfriamento: Uma vez cozido, o clínquer sai do forno e segue para o arrefecedor onde sofre uma diminuição brusca de temperatura que lhe confere características importantes do cimento.
* Moagem e Adições: O cimento resulta da moagem do clínquer, gesso e aditivos que irão dar ascaracterísticas do cimento.
* Embalagem e Expedição: A remessa do cimento ao mercado pode ser feita por granel ou sem sacos, para sua expedição.
2) O Ensaio de Abatimento (slump) mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. A principal função deste ensaio é fornecer uma metodologia simples e convincente para se controlar a uniformidade da produção doconcreto em diferentes betonadas. Desde que, na dosagem, se tenha obtido um concreto trabalhável, a constância do abatimento indicará a uniformidade da trabalhabilidade. O ensaio basicamente consiste no preenchimento de um tronco de cone em três camadas de igual altura, sendo em cada camada dados 25 golpes com uma haste padrão. O valor do abatimento é a medida do adensamento do concreto logo após aretirada do molde cônico.

3) Os aditivos, que não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje são figuras de fundamental importância para sua composição. Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar asqualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
- Trabalhabilidade
- Resistência
- Compacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável)
E pode diminuir sua:
- Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardar ou acelerar)
-Absorção de água

4) Qualquer anomalia, prejudique o emprego do material na sua resistência ou durabilidade, é denominada defeito.
Defeitos de crescimento: Os principais são os de nós, desvio do veio e vento
Defeitos de Produção: Compreendem as fraturas. Fendas e machucados do abate, cantos e quebrados.
Defeitos de secagem: São provocados pela retratilidade do material na perda de...
tracking img