Fisica II oscilaçaões

1048 palavras 5 páginas
Relatório Experimental De Física II

Professor: Cesar Vanderlei Deming

Aluno: José Tiago de Castro R.A:
Aluno: Fernando Miranda R.A:1477455
Aluno: Roney Ricardo Menegheti R.A:1551604

Período do pêndulo simples, de uma barra e de um Disco

Resumo: Nesta aula prática, tínhamos o objetivo de estabelecer relações de um pêndulo simples com um pêndulo físico de uma barra e de um disco. Obtendo assim as dimensões, os períodos e centro de oscilação por meio de medidas experimentais e por meio de cálculos teóricos, tendo assim, a finalidade de comparar os resultados e demostramos argumentos cabíveis para explicar os motivos das diferenças de resultados.

Introdução:

Os movimentos que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente são chamados de periódicos ou oscilações, e estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros e as vibrações sonoras, é por esse motivo que as oscilações desempenham um papel fundamental na física moderna.
Um tipo importante, e de mais fácil estudo, de oscilação, é o Movimento Harmônico Simples, o qual é definido como sendo “o movimento executado por uma partícula sujeita a uma força (chamada de restauradora) proporcional ao deslocamento da partícula, mas com o sinal oposto”. Este será o tipo de movimento considerado neste experimento.

Pêndulo simples: é um modelo idealizado constituído por um fio inextensível de massa desprezível e por um corpo puntiforme suspenso por este fio. Quando este corpo é retirado da sua posição de equilíbrio e em seguida solto, ele oscila em torno da sua posição de equilíbrio. O pêndulo simples executa oscilações harmônicas se afastando por pequenos deslocamentos, ou seja, ângulos menores que 10º da sua posição de equilíbrio. O elemento de inércia neste pêndulo é a massa do corpo e a força restauradora é devida à gravidade, a qual força o corpo

Relacionados

  • Tributario 1 - Planos de Aula
    38699 palavras | 155 páginas