Fisica energia conclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARDOSO,José Roberto.a engenharia e os engenheiros.Revista USP. São Paulo .n. 76,p-44-51, dez/fev 2007-2008



Cardoso aponta em seu artigo a importância da formação de engenheiros para o desenvolvimento do país. Relata as mudanças ocorridas a partir da década de 70, em que os cursos eram de alta qualidade, por isso a procura era grande. A partir de então, contrariando as expectativas, porfalta de investimentos na área tecnológica a profissão sofreu uma enorme queda. Com a falta de investimentos a engenharia perdeu sua base em meio à economia brasileira inerte dos últimos 30 anos, além de perder a credibilidade, se tornando sinônimo de desemprego, então, a procura por essa área se tornou mínima.

Atualmente, não há no Brasil professores em escolas públicas qualificadospara utilizar os recursos disponíveis, os meios de comunicação mais sofisticados, “a saber” os avanços tecnológicos da informática. A Coréia, por exemplo, se desenvolveu em tecnologia, apostando na sua juventude, isto é, investindo no alto nível do ensino, mesmo vivendo sob forte ditadura.

O autor acredita que para solucionar a escassez de engenheiros, nossos governantes devem investirpesado no ensino médio, dando aos professores condições de trabalho, vida digna com salários compatíveis a sua tão importante missão, para que esse profissional traga interesse dos alunos à engenharia ao invés de amedrontá-los com matérias que não foram preparados para lecionar. Como menciona Silva (2011) o ensino fundamental e médio são voltados para as ciências humanas, o que prejudicaassimilação nas exatas consequentemente trazendo o desinteresse pela área tecnológica.

O déficit também acontece porque depois de formados, muitos vão atuar em outros países atraídos por bons salários. Essa fuga de cérebros é perigosa porque o profissional vai trabalhar em nações desenvolvidas e não, necessariamente, nos países em desenvolvimento. ( T&C Amazônia,2009)

Opesquisador aponta os reflexos vindos com o atentado do dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que deixaram de ser o destino dos estudantes que o procuravam para sua formação. Sendo assim, a taxa de crescimento do desenvolvimento tecnológico americano pode se reduzir, porque, os gênios de outros países não mais procuraram os Estados Unidos para se capacitarem.

Em razão desses fatosabriu-se um grande leque de oportunidades para o Brasil, que pode ser uma alternativa interessante para esses bons alunos, que vem de outros países menos desenvolvidos.

Cardoso mostra que o país será beneficiado, desde que, haja um programa de bolsa de estudos que viabilize a sobrevivência desses estudantes. As vinda desses alunos será promissora, pois eles serão impregnados pela nossacultura, nossos hábitos, assim sendo, levarão para os países de origem parte do Brasil, que consequentemente, estreitará nossos laços com esses países, fazendo com que os nossos produtos e serviços sejam bem aceitos. Esse investimento a longo prazo, nos trará um grande número de estudantes com elevado potencial intelectual, e o retorno é imensurável. Lembrando que a sociedade civil esta fazendo suaparte, a CNI, a ABENGE, as universidades, o CNPQ e a CAPES, com apoio da FINEP, conceberam dois projetos para resgatar a importância dos engenheiros, focando em estreitar os laços entre as faculdades de engenharia e as escolas de ensino médio.

O autor menciona a baixa procura do sexo feminino pela área tecnológica. Faz parte da cultura mundial, em relação as mulheres o não ingresso nas áreas,que “pertencem” somente aos homens. Um exemplo disso é a francesa Sophie Germain, patrona da engenharia das vibrações que precisou utilizar o pseudônimo masculino para impor suas idéias. A Torre Eiffel, por exemplo, não consta o nome desta engenheira. Em outras profissões essa realidade é mais equilibrada, de acordo com Fapesp (2010) mais da metade dos inscritos nas áreas de Ciências da...
tracking img