Fisica do sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









APS – ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS



TEMA: FÍSICA NUCLEAR (CONCEITOS, REAÇÕES E APLICAÇÕES).





ENGENHARIA BÁSICA









Nomes: RA: Turma:

Artur Carneiro Camargo A795EA-6 EB3A13

Anderson Ribeiro dos SantosB0155E-3 EB3A13

Diogo Roberto B07274-1 EB3C13

Felipe Laurentino Silva A82HJD-3 EB3A13

Rubens de Jesus A785JH-4 EB3C13

Stephano de Almeida Orsi Tasso A82BCC-6 EB3C13Wesley Silva  A7389D-0 EB3C13







Junho

2012




ÍNDICE
I. Introdução 03
II. Revisão Bibliográfica 06
III. Aplicação na ciência tecnologia 16
IV.Impactos Produzidos na Sociedade 19
V. Efeito do trabalho na formação do aluno 26
VI. Conclusão 27
VII. Bibliografia 29


















I. Introdução.
O Sol é a estrela maispróxima de nós. Todos os planetas do sistema solar giram ao seu redor e cada um com um período diferente. Ele é o responsável pelo suprimento de energia da maioria dos planetas. Quando as pessoas visitam observatórios as perguntas mais comuns que surgem a respeito do Sol são: o que é o Sol e como ele funciona? Do que ele é feito? Mas, antes de responder a essas perguntas veremos alguns dadoscuriosos a respeito do Sol.
O Sol só é uma estrela, e por causa da grande quantidade de massa que ele tem 332.959 vezes a massa da Terra. Ele é constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos. Quando se diz que o Sol tem quase 98% de gases à pergunta mais comum que aparece é: como é possível o Sol ter tanta massa, ser tão grande sendo formado de gases?
Bem,essa é uma longa história e que nem mesmo os cientistas que estudam o Sol e outras estrelas sabem explicar exatamente como acontece, mas uma coisa eles sabem: Antes de existir o Sol e os planetas o que existia no lugar do sistema solar era uma enorme nuvem de gases e poeira muito maior que o sistema solar. Os gases são os que conhecemos: oxigênio, nitrogênio e principalmente hidrogênio e hélio; apoeira são todos os outros elementos químicos; ferro, ouro, urânio, etc... Mas, a grande parte dessa nuvem era o hidrogênio e o hélio. Por algum motivo que ainda não é bem explicado essa nuvem encontrou condições para se aglomerar, se juntar em pequenos blocos, esses blocos começaram a se juntar em blocos cada vez maiores. Um desses blocos, o que se formou primeiro, no centro da nuvem, ficou tãogrande e pesado que sua força gravitacional tornou-se suficiente para reter os gases com muita facilidade. Esse bloco aumentou tanto de tamanho e massa que acabou por se transformar numa estrela: o Sol. Os blocos menores que se formaram ao redor do bloco central deram origem aos planetas.
Muitas pessoas pensam que os planetas são pequenas bolhas expelidas pelo Sol. Isso porque os cientistas doséculo passado e começo deste século pensavam assim. Hoje em dia sabe-se que isso não é verdade. A teoria da nuvem de gás e poeira é a mais aceita entre cientistas atuais.

Figura 1: O Sol visto na linha Alfa do Hidrogênio
[pic]

LOCALIZAÇÃO
O Sol ocupa uma posição periférica na nossa Galáxia, ou seja, ele está há 33.000 anos luz do centro galáctico, o que corresponde a 2/3 do raio...
tracking img