fisica de semicondutotores

1164 palavras 5 páginas
Introdução
Esta trabalho tem como objetivo analisar as propriedades físicas dos materiais semicondutores aplicada à eletrônica, compreendendo o comportamento destes materiais e dos dispositivos adjuntos deles. Neste trabalho serão abordadas as características de dopagem com impurezas do tipo P e do tipo N, bem como junções desses dois tipos de materiais, as junções P-N, inclusive as junções conhecidas como “sanduíches”, junções N-P-N ou P-N-P, descrevendo matematicamente sua polarização direta e reversa.

FÍSICA DOS SEMICONDUTORES
A física dos semicondutores é o ramo da física que estuda os materiais semicondutores. Fundamenta-se na quantidade de elétrons acamada dos átomos do dispositivo a circular em uma corrente elétrica, e no manuseio de outros tipos de substâncias chamadas de "impurezas" que podem ser do tipo N ou P e que ao serem misturadas com esses átomos alteram o estado de elétron livres no composto.

Funcionamento dos semicondutores
As misturas do tipo N têm cinco elétrons na camada de valência, e ao serem misturadas com a base de valência de quatro elétrons (como o germânio ou o silício) aumentam o número de elétrons livres no composto, já que a ligação covalente dos dois átomos deixaria um elétron sobrando, e esse elétron que sobra vira um elétron livre, aumentando drasticamente a condutividade do composto.
As "impurezas" do tipo P têm apenas três elétrons de valência, e na ligação covalente com a base (quatro elétrons de valência) ficaria faltando um elétron na ligação ( ), deixando uma "lacuna" nessa ligação. Essa lacuna funciona como um potencial positivopara o escoamento da corrente, e assim o fluxo de elétrons tende a ir da junção base-N, onde sobram elétrons, para a junção base-Ponde faltam elétrons faltam.

O comportamento de um semicondutor, segundo as variações de temperatura, difere de um condutor como citado anteriormente por causa da densidade de portadores de carga livres em cada um deles. Enquanto nos condutores a densidade

Relacionados