Fisica 2 forca elastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo(s) da experiência

• Conhecer os equipamentos (dinamômetro) e seus erros e precisões.
• Verificar-se a constante elástica de uma mola e seu alongamento pela determinação direta do coeficiente em relação à força aplicada à mola, verificando assim sua deformação.
• Verificar associação de molas em serie e em paralelo.
• Observar através do processo (em serie e em paralelo) suasdeformações.

2. Introdução teórica

Neste experimento iremos trabalhar os conceitos da força elástica sendo conhecer a força, determinar constante elástica entre outros conceitos a serem analisados. Quando uma mola sofre uma pressão ela se deforma em um determinada elongação, ou seja , dependendo da força aplicada sobre ela ,teremos uma elongação proporcional a força aplicada. Uma dascaracterísticas de uma mola é se restaurar se retira essa força aplicada ela volte ao seu estado normal. no que podemos dizer ela se restaura até uma certa força aplicada .
Segundo a lei de Hooke podemos calcular pela equação F = - K . X constante elástica, vetor deformação da mola e força. Para medir forças, um dos instrumentos utilizados é o dinamômetro de mola, que funciona baseado na Lei deHooke. Quando a deformação (x) da mola é elástica, cessando a ação da força (F) que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica (Fel).
3. Material utilizado

No decorrer da experiência Força Elástica utilizamos alguns materiais essenciais para a realização, como um Tripé Universal da Cidepe, no qual foi utilizado como base para prender as molas,conforme ilustrado na Fig. 1.
Duas Molas do mesmo tamanho e sem deformação Fig. 2, utilizadas para determinamos a força elástica, após prendemos os pesos nelas. Um Suporte Fig. 3, utilizado como auxilio para prender o peso nas duas molas juntas.
Um Gancho de 0,14 gramas ilustrado na Fig. 4, usado para prender os quatro pesos utilizados na experiência.
Quatro Pesos conforme ilustrado na Fig. 5, sãotrês pesos grossos de 0,4 gramas e um peso fino de 0,14 gramas, utilizado encontrarmos a força elástica usando 1 à 3 pesos presos as molas.
Um Dinamômetro Fig. 6, usado para encontrarmos o peso dos quatro pesos utilizados. Uma Régua em milímetros com 300 mm Fig. 07, usada para medir a elasticidade das molas.
Na Figura 1 ilustrada abaixo temos um Tripé Universal Wackerritt, fabricada noBrasil pela empresa Cidepe (Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa), N° de série EQ 001.


Figura 1 – Tripé Universal.
Fonte: GRUPO A, 02 mar.2012, exp. 1.

Na Figura 2 a seguir temos duas Molas, com ganchos em cada lado usado para prendermos no Tripé e nosuporte, a mola é o principal material utilizado na experiência.

Figura 2 – Molas.
Fonte: GRUPO A, 02 mar.2012, exp. 2.


A Figura 3 abaixo ilustra um Suporte, o material essencial utilizado para poder encontrar a força elástica das duas molas juntas.


Figura 3 – SuporteFonte: GRUPO A, 02 mar.2012, exp. 3.

Na Figura 4 a seguir temos um Gancho de 0,14 gramas, usado para colocarmos os pesos e prender no Suporte.

Figura 4 – Gancho.
Fonte: GRUPO A, 02 mar.2012, exp. 4.




Na Figura 5 abaixo temos quatro pesos, são trêspesos grossos com 0,4 gramas e um peso fino de 0,14 gramas.


Figura 5 – Pesos.
Fonte: GRUPO A, 02 mar.2012, exp. 5.

Na Figura 6 ilustrada abaixo temos o um Dinamômetro, utilizado para medir o peso dos quatro pesos utilizados, com os pesos determinaremos a força elástica.


Figura 6 – Dinamômetro....
tracking img