Finitude da vida, terminalidade humana?

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Finitude da vida,terminalidade humana?
O processo de luto deve ser elaborado como fenômeno natural que permeia a própria vida. É verdade que neste aspecto devemos matar simbolicamente o outrodentro de nós e esta não é uma tarefa simples, principalmente, se levarmos em consideração a significância daquele que se foi. A situação da terminalidade da vida coloca o humano diante de suafragilidade, porém o caminho que conduz a morte é, muitas vezes, um percurso sem retorno. O luto envolve nossas reações ao ocorrido, a perda significa um vínculo quebrado, a priori, parte de mim que morreu com oobjeto. Estudos apontam que mesmo assim, frente a finitude persiste a esperança em todos os estágios da patologia.
A medicina moderna negligencia o paciente que, assume uma postura passiva mas,éhumano. A medicina encara a morte como um fracasso de seus profissionais, a morte deve ser combatida, não importam as condições, como se isto fosse uma negação do fato consumado. O profissional de saúdeé especialista em curar a doença e não em lidar com a pessoa e sua alteridade, ali presente. Uma das prerrogativas do cuidado com esta pessoa envolve, sem dúvida, perspectiva do diálogo, que podeser uma forma eficaz de diminuir índices ansiogênicos, produtores de mal-estar físico e emocional. Agentes de saúde que se dedicam aos cuidados paliativos lutam para preservar a qualidade de vidageral,o bem-estar físico, psicossocial e espiritual coisas que o paciente percebe e é motivo de conforto, tanto para ele como para a família que o acompanha.
O processo de luto até bem pouco tempo era umevento particular, digo familiar, e hoje foi substituído pelo ambiente frio e impessoal do hospital. Neste sentido o fato passou a ser motivo de vergonha, proibição e repugnância. A cremação do corpo,na atualidade, é mais utilizada como forma de camuflar a morte. Adoecer é sinônimo de vergonha da inatividade e isto deve ser ocultado do mundo social, antes vivido e desfrutado. É realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finitude da vida...
  • Finitude humana e ensino religioso
  • Direito Civil, Terminalidade a vida
  • Conceito de morte e a terminalidade da vida
  • Bioetica e terminalidade da vida
  • Bio tica e terminalidade da vida pdf
  • Vida humana
  • vida humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!