Financiamento de empresa psi 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE
E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE ADMINISTRAÇÃO
RAMO FISCALIDADE

Mercado e Produtos Financeiros

Financiamento de empresa do PSI 20

ANO LETIVO 2012/2013

INDICE

Introdução 3
Conceito de “Obrigação” 3
Obrigações convertíveis 4
Operação de emissão de empréstimo obrigacionista 5Valorimetria das Obrigações 6
Procedimentos para a emissão 6
Admissão à cotação 7
Anúncio de emissão e Ficha técnica 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução

Dispondo de 50.000.000,00 de Euros, pretende-se com este trabalho preparar o financiamento de uma empresa do PSI 20 de médio/longo prazo, podendo o mesmo ser através de novos capitais próprios ou de capitais alheios.
Apóspesquisa e estudo das diversas opções, decidi centrar o meu trabalho no financiamento da empresa Cofina SGPS, por me parecer que, considerando os seus rácios e indicadores financeiros, esta seria de fato uma operação que a empresa poderia considerar.
Escolha de opção de financiamento
Considerando a atual conjuntura económica e financeira, entendi que a melhor forma de financiamento seria emissão deum empréstimo obrigacionista, com obrigações convertíveis. Considerando a referida conjuntura atual (com o mercado de ações bastante volátil), penso ser razoável considerar que os investidores estão mais disponíveis para investir em obrigações do que em ações e mais recetivos a obrigações que na data da maturidade lhes darão a possibilidade de ser acionistas da empresa. Assim, pretende-se que asobrigações sejam convertidas em ações da empresa no final do quinto ano.
Foi decidido que seriam emitidas 10 milhões de obrigações ao valor nominal de 5 Euros cada. A taxa do Cupão será de 3,5% - taxa anual nominal convertível semestralmente. Decidiu-se por uma taxa de cupão um pouco mais baixa do que o habitual para este tipo de produto financeiro uma vez que a obrigação já contem a opção deconversão, que lhe acrescenta valor.
A conversão em ações será de 10 ações por cada obrigação detida.
Conceito de “Obrigação”

Uma obrigação é um título representativo de uma fração de um empréstimo de médio ou longo prazo que confere ao seu titular o direito de receber juros periodicamente e, numa determinada data, o reembolso do capital. Quando uma empresa tem necessidades importantes definanciamento, a emissão de um empréstimo obrigacionista poderá ser uma boa opção a considerar, especialmente se se tratar de uma empresa cotada na bolsa, com bons indicadores económicos e, portanto, com um vasto leque de potenciais investidores interessados em investir nessas obrigações.
Por outro lado, uma empresa de média ou grande dimensão poderá ter dificuldades em financiar-se pelos métodostradicionais, nomeadamente empréstimos bancários, por ser difícil encontrar financiadores individuais que garantam os valores elevados de empréstimos que normalmente necessitam.
Ao emitir um empréstimo por obrigações, o mutuário procura fundos de vários mutuantes, os obrigacionistas.
Apesar de, de uma forma geral, a Obrigação ser um título com menor risco para o investidor do que uma ação, ela não éisenta de riscos. Incorpora normalmente o risco de crédito, i.e., existe a possibilidade de os investidores não receberem o dinheiro investido no caso de a empresa emitente enfrentar dificuldades financeiras.
Obrigações convertíveis

Conceitos
Uma obrigação convertível é um instrumento hibrido, sendo constituído pela obrigação e pela opção de a converter em ações da empresa emitente. Diz-sehibrida por representar para uma divida para a entidade emitente, por ser uma obrigação, mas também tem características de capital próprio por ser convertível em ações na maturidade.
As obrigações convertíveis são títulos financeiros muito comuns. Em condições estipuladas aquando da sua emissão, nomeadamente a data da conversão e o fator de conversão (ou seja, a quantas ações corresponderá cada...
tracking img