Financas enpresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Variáveis qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: São exemplos de variáveis qualitativas: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo (O, A, B, AB), etc. Estas variáveis são classificadas em dois tipos:
Nominal (exemplo: gênero - masculino e feminino);Ordinal (exemplo: classesocial: A, B, C, D, E).
Variáveis quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, estatura, taxa de colesterol, etc. As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos
:Variável Discreta: A variável discreta só pode assumir apenas valoresinteiros. São exemplos de variáveis discretas: número de filhos (0, 1, 2, 3, etc.), número de estudantes em uma sala de aula, etc.
Variável Contínua: A variável contínua pode assumir qualquer valor num dado intervalo. Exemplo de variável contínua: peso de uma pessoa (60,50 Kg).
Dados: São os valores da variável em estudo, obtidos por meio de uma amostragem. Os dados são do mesmo do tipo que asvariáveis, por exemplo, uma variável discreta produz dados discretos.
Dados Brutos: É uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados. É difícil formarmos uma idéia exata do comportamento do grupo como um todo, a partir de dados não ordenados ou dados brutos.
Exemplo: 45, 41, 42, 41, 42 43, 44, 41, 50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51
ROL: É a tabela obtidaapós a ordenação dos dados brutos (de forma crescente ou decrescente).
Exemplo: 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 45, 46, 46, 50, 50, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60
A Estatística é dividida basicamente em duas áreas: Estatística Descritiva e Inferencial. No nosso curso serão abrangidas ambas as áreas conforme veremos.
Estatística Descritiva:Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta,organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construção de gráficos, tabelas e com o cálculo de medidas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa no conjunto de dados sob análise.
Estatística Inferencial:È a área da estatística responsável pela análise e interpretação dos dados, associado a umamargem de incerteza. Nesta fase, são empregados métodos que tornam possível a estimação de características de uma população baseadas nos resultados amostrais.
A condução de uma pesquisa eleitoral ilustra o processo da inferência estatística. O pesquisador, impossibilitado de entrevistar todos os eleitores (população), seleciona uma amostra de eleitores e questiona sobre suas preferênciaseleitorais. Baseado nas respostas amostrais, conclui sobre todo o conjunto dos eleitores. Junto com suas conclusões, o pesquisador informa a probabilidade de confiança de que seus resultados amostrais refletem o comportamento de todos os eleitores (população).
|
| |
| |
* 1 * 2 * 3 * 4 * 5 * 6 * 7 * 8 * 9 * 10Carregando página... | |
Organização de Dados Estatísticos- Fases do Método EstatísticoA Estatística Descritiva tem por objetivos planejar uma pesquisa, coletar informações, descrever e analisar dados, retirando o maior número possível das informações nelas contidas com o objetivo de utilizá-las na tomada de decisões. Seguindo este raciocínio a Estatística divide o estudo e análise dos dados em algumas fases que são descritas a seguir:1º Fase -Definição do Problema, Definir Objetivos: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema inicial.2º Fase - Planejamento da pesquisa: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Cronograma de atividades? Custos envolvidos? Etc... Segue abaixo algumas perguntas que precisam ser respondidas no planejamento de...
tracking img