Filosofo aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Aristóteles, era um filosofo muito famoso em sua época, que influenciou por muitos anos há educação e os ensinamentos lógicos, ficando conhecido até os séculos de hoje como um grande pensador.


Sua bibliografia em outras linhas
Aristóteles era filho de Nicômaco e Calístenes, nasceu no ano de 384 a.C. na cidade de Estágira na colônia de origem jônica no reino de Macedônia, porser de família nobre e o seu pai ser médico ele desfrutou de uma vida bem abastada.
Mesmo com a perda dos seus pais aos 11 anos ele permaneceu em companhia de suas irmãs até completar 17 anos, mais precisamente até o ano de 367 a.C, quando foi estudar na Academia de Platão em Atenas, iniciando os seus estudos como discípulo, tendo alcançado o cargo de mestre que exerceu até o ano de 347 a.C.Seu desligamento pode ter sido pela morte de Platão; porém outros pesquisadores acreditem que o real motivo de sua saída seja que ele esperasse ser indicado para dirigi há escola
Ao sair dela viajou por três anos pela Ásia Menor em seguida, se dirigiu para a comunidade de platônicos estabelecida em Assos.Logo em seguida se casou-se com Pitas irmã de Hermias, que foi morta pelos persas fazendocom que ele abandonasse a cidade, vindo a casasse novamente com Hérpilis, da qual nascerá o seu filho Nicômaco
Em 343 a.C. e convidado por Felipe ll ha ser tutor do seu filho Alexandre, porém pela morte trágica de seu amigo ele permanece somente por 2 anos no cargo, fazendo Alexandre assumir o trono (como rei ele teve grandes façanhas realizadas e mais notável dela com certeza foi a fundação dacidade de Alexandrina no Egito passando ¨ à ser um grande centro de cultura. Estava mudada a estrutura política do então mundo conhecido, o que não demoraria a ter repercussão na filosofia).
Aristóteles ao perceber que não tinha mais utilidade ali, volta para Atenas onde realizar um grande sonho fundar o Apolo Liceu (cerca de 334 a.C) Por dez anos desenvolvem projetos que se tornam referênciasprincipalmente no campo da ciência positiva.
Infelizmente, um acontecimento mudaria todo o rumo da historia, com a morte prematura de Alexandre ele foi acusado de impiedade pelo sacerdote Eurimedote sendo perseguido pelos gregos, fugindo para a ilha de Eubeia (cidade onde viveu sua mãe).
Aos 62 anos morre por motivos ainda desconhecido suspeitando-se de doença do estômago.

Método e Observaçãode Aristóteles:

Ele usava um tipo de método que ia contra a tudo o que era comum na época, ele usava da observação para encontrar a melhor maneira de solucionar determinados problemas, sendo que a medicina e uma das poucas áreas que ainda utiliza esse método observar sintomas, diagnosticar e receitar tratamentos.
Aristóteles achava que as coisas não existiam sem o complemento de outra coisa,por que os objetos se uniam de modo necessário um desses exemplos é:
(...) a fêmea e o macho para a geração. Assim, entre estas coisas, está aquele que por natureza manda e aquele que, para sua própria segurança, por natureza, tem que obedecer. Aristóteles acrescentou que quem é capaz de prever com a mente é naturalmente senhor — por natureza —, e quem pode executar com seu corpo essasprevisões, é súdito e escravo por natureza; por isso os interesses do senhor e do escravo se complementam mutuamente. (...)
Baseando-se no exemplo acima podemos dizer que os instrumentos utilizados

Aristóteles continuou afirmando que a propriedade era uma parte da casa, e a arte aquisitiva uma parte da administração doméstica, pois sem as coisas necessárias, era impossível a vida e o bem estar. Poresse motivo na administração doméstica, era necessário ter os instrumentos adequados para poder levar adiante um determinado trabalho. Estes instrumentos estavam divididos em inanimados e animados. O escravo era um instrumento, pois estava totalmente subordinado, porém um instrumento animado. O filósofo acrescentou que a produção e a ação, embora fossem essencialmente diferentes, ambas precisavam...
tracking img