filosofias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

1. Qual a importância da existência da política para os gregos na antiguidade?
Os gregos e romanos consideravam a política como valor, e nãosimplesmente fato, pois esta era considerada a finalidade superior da vida humana, tendo como finalidade a “vida boa”, ou seja, uma vida mais racional, feliz e justa.

2. Qual é a finalidade da políticasegundo os sofistas?
Para os sofistas, a pólis nasce por uma convenção, e, ao contrário do que para Platão e Aristóteles, que difundiam o caráter natural da justiça e da lei, crêem que os sereshumanos convencionam a pólis quando se dão conta que a sociedade é mais favorável do que a vida solitária, convencionam regras de convivência que se tornam leis e a justiça é o consenso quanto as leis ea política é criar e preservar esse consenso. A finalidade da política era a concórdia, baseada na oratória e no debate.

3. O que deveria ser feito para a sociedade ser justa, segundo Platão?Platão considera que os homens e a pólis possuem uma mesma estrutura tripartida. Para ele, os homens possuem três almas: a concupiscente, responsável pelos desejos da carne; a irascível, responsável pelacoragem e proteção à vida e a racional, responsável pelo conhecimento. Para ele, o homem feliz e justo, é o que consegue com que sua alma racional domine as outras duas. A estrutura tripartida dapólis seria composta por: governantes, soldados e mantenedores.
Dessa forma, possuindo essa estrutura tripartida, os homens e mulheres, são avaliados desde crianças e distribuídos nas classes sociais deacordo com a alma que domina seu comportamento. Assim: os dominados pela alma concupiscível são mantenedores, pela alma irascível são soldados e os dominados pela alma racional são os governantes.4. Há justiça distributiva e a justiça participativa no Brasil, segundo Aristóteles? Justifique.
Para Aristóteles, existem dois tipos de justiça: a distributiva, referente aos bens econômicos, e...
tracking img