Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia (palavra que vem do grego e significa amor à sabedoria) é o estudo de questões relacionadas à verdade, à existência, ao conhecimento, aos valores, à linguagem e à mente. Ela é diferente da mitologia e da religião, pois ao abordar estes problemas ela não oferece uma explicação definitiva, já que a discussão é própria da filosofia, além disso ela é baseada em argumentos racionais,lógicos, à experiências de pensamento entre outros métodos. Por outro lado, ela se diferencia das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga por volta do século VI a.C. Ainda no século VII a.C. nas colônias gregas de Jônia – região ocupada hoje pela Turquia – e na Magna Grécia, a Eléia – hoje sul daItália – a população começava a crescer e formar as cidades-Estado, com isso há o aumento do comércio, o que possibilitou o contato com outros povos, formando assim uma elite intelectual e econômica, que dominava os mais importantes conhecimentos da época, como matemática, geometria, astronomia, línguas e escritas de outros povos. Isso possibilitou que essa elite passasse a encarar o universo de umamaneira diferente. Ainda que no plano religioso se conheciam, se registravam e passavam adiante as narrativas míticas de Homero e Hesíodo. Mas aos poucos, estas narrativas foram perdendo seu caráter mítico-religioso e mantiveram apenas sua função política de manutenção das tradições e das instituições das cidades-Estado. Foi dentro dessa elite altamente intelectualizada que surgem os primeirosfilósofos. Eles são os primeiros a deixarem de lado o mito para explicar a origem do mundo, do universo, recorrendo a meios racionais, ainda que precários na época. Esses pensadores são conhecidos como pré-socráticos e apresentavam suas hipóteses para apontar o elemento do qual o universo é constituído. Era o nascimento da filosofia ocidental.
Mito:
Para a filosofia o mito não é visto de formapejorativa ou negativa, é a primeira forma de explicação que o homem encontra para aquilo que ele não conhece. Na Grécia antiga, o mito era entendido como um “discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador” (CHAUÍ, 2003, p.35). Na tradição grega, esses discursos eram narrados em praça pública pelos poetas, chamados de aedos e rapsodos. Sua narrativa era respeitada porque acreditava-se que estes eram escolhidos dos deuses.

Mitologia asteca
Os astecas (1325 até 1521) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, seu espaço se restringe ao territóriocorrespondente ao atual México. Seu idioma era o náuatle. Eles atingiram alto grau de sofisticação tecnológica e cultural, organizavam-se em diversas classes sociais, tais como sacerdotes, nobres, guerreiros, comerciantes e escravos, eram governados por uma monarquia eletiva e possuíam uma escrita pictográfica e mediam o tempo em dois calendários (astronômico e litúrgico). Tinham uma vasta rede decomércio e avançado sistema de administração tributária. Eram politeístas e sua religião demandava sacrifícios humanos em larga escala.
Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.
Sua mitologia era rica em deuses e criaturas sobrenaturais. Assim como os romanos, os astecas incorporavam à sua religião divindades dos povosque conquistavam. Algumas divindades eram elementos naturais como a água, a terra, o fogo, o vento e a lua. As divindades também eram atribuídas a coisas que lhes causavam medo.
Mito da criação do mundo
Os astecas acreditavam que, antes do presente, existiam outros mundos formados por quatro sóis, cada um com um tipo de habitante:
* Gigantes, que foram mortos por jaguares enviados por...
tracking img