Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º slide
Carta Sétima - Platão introduz a questão dos vários graus de conhecimento e por ser um processo envolvendo a passagem por vários estágios, não devemos desprezar nenhum deles, e nãodevemos parar até chegar ao último estágio de conhecimento. (ler 1, 2, 3, 4, 5)
2º slide
(mostrar o exemplo).
3ºslide
A República – É nessa obra que ele explica oprocesso de maneira detalhada. Nesse livro há um claro interesse em fazer a distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento inteligível, mostrando q o conhecimento se manifesta por meio deuma ascensão de diferentes graus.
1- Simulacro- 1º estágio do conhecimento, são as sensações provenientes dos nossos 5 sentidos e que nos geram uma opinião.
2- Opinião- Pensamentoautomático derivado das sensações do mundo sensível.
3- Raciocínio Discursivo- Esse raciocínio possui certas características que o conhecimento pode e deve ter. Mas ainda não é um raciocíniofilosófico, pois são os raciocínios matemáticos que nos ajudam a compreender essa verdade, e a matemática é lógica, logo está impregnada de coisas sensíveis.
4- Ideia/Forma- Chamada de EPISTEME(significa ciência verdadeira) – É o nível mais alto do conhecimento. É onde se aprende a essência de determinada coisa.
4ºslide
Segundo Platão nós conseguimos compreender o caráterinteligível da IDEIA, porque possuímos essas características, ou seja, há uma relação entre o SER e a IDEIA e essa relação é chamada de EROS, deus do amor, pois “o que amamos nos seres é oquehá também em nós”.
Então se existe um percurso a ser seguido para atingir o grau máximo do conhecimento, podemos dizer que a filosofia platônica é uma educação da inteligência, pedagogia doespírito para se chegar na verdade para contemplar a verdade.
Por abordar a questão de dois mundos distintos, dizemos que a teoria do conhecimento platônico é dualista ou que introduz o...
tracking img