Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durkheim considera que a sociedade precisaria ser estudada como um fenômeno sui generis; como uma unidade ou sistema organizado de relações permanentes e mais ou menos definido, com leis naturais dedesenvolvimento que são baseadas na articulação de suas partes.

Portanto, os fenômenos sociais têm origem na coletividade não em cada um dos seus participantes. Esclarece ainda que os fatosindividuais são refletidos na consciência individual ou nas representações físicas e, no caso das representações coletivas, estas expressam a vida mental do grupo social.

É por isso que para Durkheim asociedade é semelhante a um corpo vivo, em cada órgão cumpre uma função, ou seja, as partes (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade).

Segundo Durkheim, a solidariedade permite aintegração geral da sociedade, porque tem natureza moral. Embora algumas formas de solidariedade manifestam-se nos costumes, como é o caso da solidariedade mecânica, ela se materializa do Direito. Nassociedades de solidariedade mecânica, o direito é repressivo, apresentando uma punição por meio dos costumes, já que o crime representa uma ruptura com os elos de solidariedade. O criminoso no casoage contra a sociedade e sua punição é proporcional ao delito.

Ocorre na sociedade um processo de especialização de funções denominado por Durkheim de Divisão Social do Trabalho. Nesta novasociedade o indivíduo
é socializado porque, embora tenha uma esfera própria de ação, depende dos demais, e, por conseguinte, da sociedade resultante dessa união. Para Durkheim, nesta sociedade predomina asolidariedade orgânica, ou seja, uma sociedade em que os indivíduos estão unidos em virtude da divisão social do trabalho.

Vale ressaltar que a divisão social do trabalho, não se refere apenas àespecialização de funções econômicas, mas também pelas diferentes esferas sociais que se diferenciam e se especializam cada vez mais como a economia. A política, a educação, o direito e outros. Além...
tracking img