Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O comportamento operante ªinclui todos os movimentos de um organismo
dos quais se possa dizer que, em algum momento, t!m um efeito sobre
ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento opera sobre o
mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamenteº.( Skinner)

Behaviorismo radical, epistemologia e problemas humanos
 
 
Jair Lopes Júnior
Professor assistente do Depto dePsicologia/FC
 
 
O Behavirosimo Radical, seguramente, apresenta-se como uma das mais polêmicas abordagens dentre aquelas de maior projeção no âmbito da psicologia durante o presente século. O não menos polêmico e principal proponente desta abordagem - B.F. Skinner -sucitou, através de vasto legado bibliográfico (científico e filosófico), as mais diversificadas críticas e posicionamentos.
O ideal deconstituição de uma ciência do comportamento humano, fundamentada na predição e controle do seu objeto de estudo, certamente encontraria notórias resistências. Skinner ocupou-se, ao longo de sua carreira, em identificar e caracterizar posicionamentos antagônicos a este ideal, reconhecendo que "o comportamento é uma matéria difícil, não porque inacessível, mas porque é extremamente complexo. Desde queé um processo e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado pela observação" (Skinner, 1953/1981; p. 27).1
Parece-nos que a compreensão do conjunto de argumentos que caracterizam a proposta epistemológica de Skinner poderia ser significativamente facilitada e aprimorada, não apenas pelo desenvolvimento de técnicas didáticas para o ensino e valorização de atitudes científicas, de atitudescompatíveis com a busca sistemática da regularidade, da uniformidade, das relações ordenadas entre os eventos da natureza. Igual relevância deve também ser atribuída ao trabalho de leitura cuidadosa e minuciosa da natureza e do alcance das propostas de Skinner. Trabalho esse comprometido com a identificação das propostas que tornam o conhecimento do Behaviorismo Radical algo pertinente para umareflexão mais crítica acerca dos problemas que caracterizam a vida humana em sociedade (Cf. Andery, 1993; Micheletto & Sério, 1993; Tourinho, 1993).
Neste texto objetivamos apresentar alguns aspectos epistemológicos básicos dos Behaviorismo Radical, bem como ressaltar que tais aspectos parecem implicar na necessidade de uma revisão das práticas tradicionais de análise de problemas nitidamentehumanos.
Poderíamos mencionar, ao menos, dois imponentes adversários ao projeto advogado por Skinner de constituição de uma ciência do comportamento humano.
Por um lado, Skinner se depara com a necessidade de não repetir os preceitos básicos do modelo cientificista da segunda metade do século XIX (Cf. Figueiredo, 1991), ancorados no ideal de causalidade mecânica e linear. Ou seja, em meados doséculo XX o projeto de uma ciência do comportamento deveria estar respaldado por um outro modelo de causalidade.
Um outro obstáculo reside na tradição cultural, onde predominava uma perspectiva essencialmente individualista e anticientífica do sujeito, bem demarcada nas análises do sociólogo alemão Norbert Elias (1990).
Apontar as possíveis contribuições do Behaviorismo Radicial para uma reflexãoacerca de alguns problemas humanos sugere a necessidade de se narrar, como Skinner garantiu, a especificidade epistemiológica desta abordagem exatamente diante de obstáculos tão intrincados.
O modelo de causalidade advogado pelo Behaviorismo Radical está fundamentado em dois pressupostos básicos: no determinismo e no modelo de seleção pelas conseqüências.
Para compreender as inter-relações entreestes dois pressupostos, Skinner coloca as seguintes questões: 1) seria suficiente dizer que um costume é seguido por que é costumeiro seguí-lo? 2) seria suficiente dizer que as pessoas se comportam como o fazem por causa de suas maneiras de pensar? 3) seria suficiente explicar o comportamente selvagem pela "compreensão" da mente selvagem?
Poderia Skinner responder negativamente e continuar...
tracking img