Existencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existencialismo
– e seus principais pensadores –


1. O que é Existencialismo

O Existencialismo surgiu em meados do século XIX com o pensador dinamarquês Kierkegaard e difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea.
Trata-se de é uma vertente da filosofia que assimilou a influência da fenomenologia e alcançou o seu apogeu após a II Guerra Mundial,adquirindo importância na Europa e rapidamente espalhou-se pelos Estados Unidos.
O movimento nasceu da resistência francesa à ocupação alemã e seus mais articulados porta-vozes foram Jean-Paul Sartre e Albert Camus. Sartre era um brilhante estudante de Sorbone que se tornaria mais tarde um eminente filósofo, escritor e jornalista. Camus, natural da Algéria, ficou famoso como romancista eensaísta.
Assim, nascido no século XIX, através das ideias do filósofo dinamarquês Kierkegaard, esta vertente filosófica e literária conheceu seu apogeu na década de 50, no pós-guerra, com os trabalhos de Heidegger e Jean-Paul Sartre. A contribuição mais importante desta escola é sua ênfase na responsabilidade do homem sobre seu destino e no seu livre-arbítrio.
Origina-se no âmbito da filosofia – edesde aqui se estende para as ciências humanas, em particular para a psicologia, sendo incorporada pelo Serviço Social brasileiro no meado da década de 1970 sob a influência da Fenomenologia.
Propõe, portanto, uma concepção elaborada de homem, que se encontra desenvolvida nas grandes figuras deste movimento (singularmente em Hiedegger, Kierkegaard, Sartre, Buber). Todos estes pensadores secolocam uma questão fundamental: qual é o ser do homem? Esta é a chamada questão ontológica. O homem é existência: esta é a resposta. O próprio do homem é sua existência. Resta então estabelecer as características peculiares da existência.
Não se trata de uma única doutrina. Entretanto, existe algo de comum entre eles, que é a preocupação em compreender e explicar a existência humana.
Oexistencialismo moderno surgiu na França e na Alemanha há mais de 40 anos. Parece não haver dúvidas em que o pensamento filosófico existencial procede das meditações de Kierkegaard, mas Heidegger, Sartre, Jaspers, Nietzsche, Buber são também nomes importantes na expressão da convicção de que a realidade última somente pode ser encontrada na existência individual e concreta.
Seus seguidores não crêem,assim, que o homem tenha sido criado com um propósito determinado, mas sim que ele se construa à medida que percorre sua caminhada existencial. Portanto, não é possível alcançar o porquê de tudo que ocorre na esfera em que vivemos, pois não se pode racionalizar o mundo como nós o percebemos. Esta visão dá margem a uma angústia existencial diante do que não se pode compreender e conceder um sentido.Resta a liberdade humana, característica básica do Existencialismo, a qual não se pode negar.
Coube a Sartre batizar esta escola filosófica com a expressão francesa ‘existence’, versão do termo alemão ‘dasein’, utilizado por Heidegger na sua obra Ser e Tempo.
Para os existencialistas, a existência tem prioridade sobre a essência humana, portanto o homem existe independente de qualquer definiçãopré-estabelecida sobre seu ser. O indivíduo, no princípio, somente tem a existência comprovada. Com o passar do tempo ele incorpora a essência em seu ser. Não existe uma essência pré-determinada.
Com esta frase, os existencialistas rejeitam a idéia de que há no ser humano uma alma imutável, desde os primórdios da existência até a morte. Esta essência será adquirida através da sua existência. Oindivíduo por si só define a sua realidade.
A corrente existencialista assimilou ainda uma influência da fenomenologia cuja figura principal, Husserl, propõe a descrição dos fenômenos tais como eles parecem ser, sem nenhum pressuposto de como eles sejam na verdade. Para o existencialismo, a fenomenologia de Husserl significou um interesse novo na fenômeno da consciência.
Apesar do precursor do...
tracking img