Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CURSO DE DIREITO

MARINA SOUZA LIRA

INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA

Imperatriz
2013
MARINA SOUZA LIRA

INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA
IDEOLOGIAS

Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Filosofia, como requisito parcial de nota para a 1ª avaliação.

Professor: Artur Alexandre Barros da CostaImperatriz
2013
O âmbito social o qual fazemos parte hoje é ideologicamente dividido, tanto na esfera político social quanto ao plano internacional.
Tal divisão recorre desde o começo da História da Humanidade. Contudo, o surgimento dos grupos sociais deu inicio as lutas pela riqueza, poder e domínio das coisas.
Dessa forma, é notória a ideologia como um fenômeno complexo que estuda ascrenças, as ideias e os modos de pensar de cada grupo social. Abrange, portanto, a política, os grupos religiosos, as profissões, enfim, toda uma nação.

CONCEITO GERAL DE IDEOLOGIA

O sentido mais geral e positivo do conceito de ideologia é tido como um conjunto de ideias, crenças ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Dá-se, então, a ideologia de um pensador, do corpo sistemático desuas ideias, do seu posicionamento interpretativo diante de certos fatos. É assim que distingue-se ideologia liberal de ideologia socialista, as duas principais visões políticas, sociais e econômicas do tempo.

IDEOLOGIA: SENTIDO RESTRITO

O termo ideologia foi criado no século XIX pelo filósofo e político francês Destutt de Tracy, para designar uma “ciência das ideias”. Assim, pretendiacompreender a formação das ideias na sociedade por meio de um método semelhante as ciências da natureza.
Posteriormente o conceito foi incorporado ao vocabulário dos pensadores, como Comte, Durkheim, Weber e Mannheim, assumindo assim, diferentes sentidos. Contudo, foi com Marx e Engels que o conceito se tornou mais conhecido, advertindo sobre a necessidade de levar em consideração o conhecimentoilusório. Dessa maneira, na concepção marxista de ideologia, prevalece o sentido negativo de instrumento de dominação de uma classe sobre a outra.

CONCEITO MARXISTA DE IDEOLOGIA

Segundo Marx, ideologia é o conjunto de representações de ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém a classe que detém o poder. Essaconsciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes no seio da sociedade, ao apresentá-la uma e harmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais.

CARACTERISTICAS DA IDEOLOGIA

A ideologia é caracterizada quanto a naturalização, que consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana e, como tais sãohistóricas; quanto a universalização, pela qual os valores da classe dominante são estendidos aos que a ela se submetem. Outra característica da ideologia é a abstração e aparecer social que diz respeito à universalização das ideias e dos valores, ou seja, as representações ideológicas não se referem ao concreto, mas ao aparecer social. Também caracterizada quanto a lacuna, que é a ocultação dealgo que não pode ser explicativo, sob pena de desmascarar a ideologia. Quanto à inversão, a ideologia representa a realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posto como produto e vice-versa.

A IDELOGIA EM AÇÃO

A ideologia é veiculada em vários espaços, onde é facilmente identificada e criticada. Nas histórias em quadrinhos vários autores como os chilenos Ariel Dorfmane Armand Mattelart, denunciam a ideologia subjacente aos quadrinhos, nos quais as histórias escamoteiam os conflitos, transmitem uma visão deformada do trabalho e levam à passividade política. Na outra margem do rio, os quadrinhos como expressão da produção cultural contemporânea, além da função de entretenimento e lazer, exercem a função mítica e fabulosa típica das obras de ficção.
A...
tracking img