Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ROMANTISMO NO BRASIL
CONTEXTO: O Romantismo surgiu na Europa e veio para o brasil em 1836 e surgiu na tradição e historia francesa, a revolução francesa é o episódio histórico que detona oprocesso de criação artística a que se deu o nome de ''romantismo''. Ele surgiu em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos esurgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímaxdesse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. No Brasil, o romantismocoincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.
CARACTERISTICAS: Subjetivismo - A pessoalidade do autor estáem destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. Oautor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade, como: o amor, a cólera, a paixão etc. O sentimentalismo geralmente implica na exploração da temática amorosa e nosdramas de amor.
Religiosidade - A produção literária romântica, utiliza-se não só da fé católica como um meio de mostrar recato e austeridade, mas utiliza-se também da espiritualidade, expressando umapresença divina no ambiente natural.
Mal do Século - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temasobscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
Evasão - O artista romântico (do ultrarromantismo) interpretava o mundo como cruel e frequentemente buscava a fuga da sociedade que não o...
tracking img