Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência
A violência é o ato de agredir, seja física ou moralmente a uma pessoa lhes causando algum tipo de dano.
Ela pode ser usada como forma de demonstrar força, poder, manter a ordem,demonstrar superioridade, reprimir e oprimir uma ou um grupo de pessoas entre outras coisas. Na maioria dos casos a violência é usada covardemente causando sérios danos à vítima.
Bullying
Um tipo deviolência que tem se tornado bem comum principalmente nas escolas é o bullying, e também o cyberbullying que é o bullying virtual.
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física oupsicológica, intencionais e repetidas contra outra(s) pessoa(s), sendo executada dentro de uma relação desigual de poder. A maioria dos casos de bullying ocorrem fora da visão dos adultos e grande partedas vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras, ou seja, ao mesmo tempo em que praticam bullying sofrem do mesmo. Elasfazem tal coisa para se sentirem superiores, descontar seus medos, raiva e frustrações.
 No Brasil, o primeiro grande levantamento sobre o tema foi realizado pela Associação BrasileiraMultiprofissional de Proteção à Infância e Juventude (ABRAPIA), entre 2002 e 2003. A pesquisa, que envolveu 5.875 estudantes de 5ª a 8ª séries de onze escolas cariocas, revelou que 40,5% desses alunos admitiram terestado diretamente envolvidos em atos de bullying, naquele período, sendo 16,9% vítimas (ou alvos), 10,9% alvos/autores (ou "bully/vítimas") e 12,7% agressores (ou autores de bullying).
Importantedestacar, também, pesquisa muito recente sobre preconceito e discriminação em contexto escolar, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em convênio com o Instituto Nacional deEstudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). A pesquisa abrangeu 18.599 respondentes em 501 escolas de 27 Estados, incluindo estudantes, professores, diretores, demais profissionais...
tracking img