Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
José Bernardo Cardoso Júnior, mais conhecido como Cardosinho (Coimbra, 1861 — Rio de Janeiro, 1947) foi um pintor naïf luso-brasileiro.

Radicou-se no Brasil com apenas três anos deidade, vindo com sua família, a qual depois perdeu toda em um acidente marítimo. Com isso ingressou no Seminário São José, desejando tornar-se padre. Estudou também na Pontifícia UniversidadeGregoriana, em Roma, mas abandonou os estudos e a vocação, retornando ao Brasil em 1877 para dedicar-se ao ensino de latim e francês no Colégio Batista de Juiz de Fora.

Transferindo-separa Campos, foi indicado Inspetor Escolar, função de exerceu até aposentar-se aos 70 anos, quando passou a dedicar-se à pintura como lazer. Sua freqüência na Sociedade de ArtistasBrasileiros do Rio de Janeiro o levou a travar contato com Portinari e Foujita, que o incentivaram na arte, e participou da exposição Pintores Modernos Brasileiros realizada em Londres em 1944.Sua obra foi uma das primeiras, dentro do universo naïf, a ser apreciada pela crítica de arte oficial brasileira, e aborda cenas oníricas, inspiradas em cartões postais.


CronologiaPintor, professor
 1864/.1873 - Nesse período, reside nas cidades de Valença, Rio Bonito e Cabo Frio, todas no Rio de janeiro1875/1877 - Estuda no Seminário São José, no Rio de Janeiro.1877 - Viaja para Roma, onde estuda filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana 1877/.1885 - Roma (Itália) - Permanece a estudos.1885 - Volta ao Brasil e reside em Juiz de Fora, Minas Gerais. Leciona latim e francês no Ateneu Mineiro ...
tracking img