Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Só os povos historicamente importantes apresentam grandes pensadores. A filosofia nascida na Grécia antiga Ali se consolidou tornando-se uma das principais marcas da civilizaçãoocidental. Atenas criou a democracia direta, surgem às artes tragédias e comedias. Em Atenas consolida-se a filosofia mostrando que a vida da cidade, a politica é um chão propicio no qual pode germinar melhor a atividade filosófica.
Os três maiores expoentes da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles.
O fim da autonomia das cidades estado, estabelecendo o império macedônico sucedidopelo domínio Romano da Grécia. Deixaram de existir as cidades-estado e passa a existir a ideia de império, não é mais possível o cidadão participar da vida politica obrigando-o a encontrar o sentido da sua vida fora desta.
Este momento que se começa dar valor ao individuo e a vida privada. A politica começa a perdes a primazia. Passa então a existir a ideia de “universalidade” isso facilitao estabelecimento da mesma religião para todos, de um só Deus para todos.
O imperador Alexandre contribuiu para que a cultura grega, que ele aprendeu com seu mestre Aristóteles, se expandisse pelo oriente médio. (Criação da famosa biblioteca de Alexandria) A filosofia grega não morre continua em Roma depois floresce em toda a Europa, a partir do casamento feito entre a racionalidade grega e anova religião o cristianismo : base da idade media.
Os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver os seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos para todos os tempos. Fundamento da objetividade de um conhecimento objetivo e neutro de um saber com validade universal.
Os gregosinventaram a filosofia não simplesmente para satisfazerem uma curiosidade entenderem as coisas como dizia Aristóteles, mas para resolverem um problema pratico ético e politico.
2) Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Respostas de pessoas:
Filosofiaé pensar, repensar, tentar mudar o mundo, excluir as injustiças, transformar uma sociedade de miséria em um lugar melhor para se viver. (resposta 01)
Filosofia é o estudo que visa ampliar insistentemente a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua inteireza.
Filosofia vem do grego- Filo=amizade, Sofia=Sabedoria. Então a filosofia é a amiga da sabedoria, ela não busca umaverdade absoluta e sim uma verdade contestável, mas imutável. (resposta 02)
Filosofia é um pensamento humano, que não precisa ser comprovado cientificamente nem argumentado, destinado a explicar um determinado fato. (resposta 03)
Amor à sabedoria. Filosofo busca conhecimentos gerais através da lógica, da reflexão, do raciocínio etc. Pode falar de ética, criticar, descobrir ideias abstratasetc. a diferença do cientista é que pra comprovar as coisas tem que fazer experiências, mas o filosofo resolve tudo na razão, na verdade que pode ser vista diretamente na mente sem necessitar de provas materiais ou imateriais. (resposta 04)
É a arte de transformar aflições em palavras. (resposta 05)
No conceito:
Filosofia ou filosofar = pensamento ou ato de pensar.
Filosofar = saberviver, procurar e/ou encontrar a verdade.
A filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual.(ditado popular italiano).
A filosofia é uma forma de conhecimento sistemático.
A filosofia é amiga da sabedoria. (philos = amigo sophia = sabedoria).
É a ciência ou a raiz das coisas e dos problemas.
A filosofia é um esforço para resolvermos de maneira nova...
tracking img