Leonardo da vinci

Páginas: 10 (2477 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELE CARVALHO BAHIENSE

LEONARDO DA VINCI

VITÓRIA
2013
GABRIELE CARVALHO BAHIENSE

LEONARDO DA VINCI

Trabalho proposto pela disciplina de Introdução à Engenharia Civil, do professor Rubens Sant’Anna ao 1º Semestre de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo.

VITÓRIA
2013
SUMÁRIOPágina
Introdução _______________________________________________________ IV
Resumo __________________________________________________________ V
1.0 Desenvolvimentos ___________________________________________ VI – XI
1.1 Os Primórdios _______________________________________________ VI
1.2O Significado de Leonardo da Vinci __________________________VI – VII
1.3 Adolescência ________________________________________________VII
1.4 A Genialidade __________________________________________ VII – VIII
1.5 As Dez Melhores Ideias de ‘Da Vinci’ ________________________ VIII – IX
1.6 Os Avanços Tecnológicos __________________________________ IX – XReferências _______________________________________________________ XI
Conclusão ________________________________________________________ XII

INTRODUÇÃO

Maior parte da vida de Leonardo da Vinci decorreu no século XV, contudo o Renascimento era particular na sua caminhada. Com uma genialidade espetacular nos projetos em que se empenhou, ‘Da Vinci’ demonstrou uma constante curiosidade e dedicação, setornando o mito e exemplo de grande homem que foi, talvez uma das mais completas genialidades que já existiu. Caracterizou-se por mudar continuamente de projetos, instigando, e deixando-os muitas vezes inacabados, geralmente pela sua exigência, vista como obsessão de perfeição.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu amor e apego à natureza. Um apaixonado por cavalos, que nodecorrer de sua vida se tornou alvo de pesquisas. 
Suas pesquisas no campo da anatomia começam a se desenvolver por volta de 1472. Nesta época, Da Vinci cria vários desenhos e esquemas do organismo humano.
Leonardo da Vinci se interessou em todos os campos do saber e do conhecimento. Muito conhecido por suas grandes obras de arte, também se dedicou à escultura e a arquitetura. Da mesma maneira secativou pela engenharia, mais precisamente pela engenharia militar, sendo responsável por inventar uma enorme quantidade de maquinaria.
A grandeza e diversidade de sua obra científica são espantosas. Empenhou-se no estudo da matemática e física, sobretudo nas áreas da hidráulica e da óptica, além de ter garantido um lugar de grande importância no estudo de anatomia, com desenhos que revelamconhecimentos com um século de avanço.
A vida de Leonardo da Vinci pode ser considerada um marco na investigação científica. Devido a essa diversificação de áreas de interesse e pela sua genialidade em todas elas, Leonardo transcende em muito os limites de uma história da arte para poder ser considerado uma figura pertencente à história da cultura, à história do espírito humano e das suasrealizações ou, pelo menos, das suas ambições.
Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, o gênio que marcou a história da evolução das artes e ciências.
“O Homem do Renascimento procurou ser completo em todos os aspectos – culto conhecedor das artes e dominando os vários ramos do saber. O que melhor encarnou este perfil foi Leonardo da Vinci.”.
RESUMO

LEONARDO DA VINCI(15/04/1452 – 02/05/1519)

Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, em uma cidade próxima a Vinci, provavelmente Anchiano, na Itália, embora muitos pesquisadores cressem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa.
Seus pais eram o notário, hoje conhecido como tabelião, Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Logo que o artista nasceu, eles se separaram e seu pai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leonardo da Vinci
  • Quem foi leonardo da vinci
  • Leonardo da Vinci
  • Leonardo da vinci
  • LEONARDO DA VINCI
  • Leonardo Da Vinci
  • Leonardo da vinci
  • Leonardo da vinci

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!