Leonardo da vinci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELE CARVALHO BAHIENSE

LEONARDO DA VINCI

VITÓRIA
2013
GABRIELE CARVALHO BAHIENSE

LEONARDO DA VINCI

Trabalho proposto pela disciplina de Introdução à Engenharia Civil, do professor Rubens Sant’Anna ao 1º Semestre de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo.

VITÓRIA
2013
SUMÁRIOPágina
Introdução _______________________________________________________ IV
Resumo __________________________________________________________ V
1.0 Desenvolvimentos ___________________________________________ VI – XI
1.1 Os Primórdios _______________________________________________ VI
1.2O Significado de Leonardo da Vinci __________________________VI – VII
1.3 Adolescência ________________________________________________VII
1.4 A Genialidade __________________________________________ VII – VIII
1.5 As Dez Melhores Ideias de ‘Da Vinci’ ________________________ VIII – IX
1.6 Os Avanços Tecnológicos __________________________________ IX – XReferências _______________________________________________________ XI
Conclusão ________________________________________________________ XII

INTRODUÇÃO

Maior parte da vida de Leonardo da Vinci decorreu no século XV, contudo o Renascimento era particular na sua caminhada. Com uma genialidade espetacular nos projetos em que se empenhou, ‘Da Vinci’ demonstrou uma constante curiosidade e dedicação, setornando o mito e exemplo de grande homem que foi, talvez uma das mais completas genialidades que já existiu. Caracterizou-se por mudar continuamente de projetos, instigando, e deixando-os muitas vezes inacabados, geralmente pela sua exigência, vista como obsessão de perfeição.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu amor e apego à natureza. Um apaixonado por cavalos, que nodecorrer de sua vida se tornou alvo de pesquisas. 
Suas pesquisas no campo da anatomia começam a se desenvolver por volta de 1472. Nesta época, Da Vinci cria vários desenhos e esquemas do organismo humano.
Leonardo da Vinci se interessou em todos os campos do saber e do conhecimento. Muito conhecido por suas grandes obras de arte, também se dedicou à escultura e a arquitetura. Da mesma maneira secativou pela engenharia, mais precisamente pela engenharia militar, sendo responsável por inventar uma enorme quantidade de maquinaria.
A grandeza e diversidade de sua obra científica são espantosas. Empenhou-se no estudo da matemática e física, sobretudo nas áreas da hidráulica e da óptica, além de ter garantido um lugar de grande importância no estudo de anatomia, com desenhos que revelamconhecimentos com um século de avanço.
A vida de Leonardo da Vinci pode ser considerada um marco na investigação científica. Devido a essa diversificação de áreas de interesse e pela sua genialidade em todas elas, Leonardo transcende em muito os limites de uma história da arte para poder ser considerado uma figura pertencente à história da cultura, à história do espírito humano e das suasrealizações ou, pelo menos, das suas ambições.
Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, o gênio que marcou a história da evolução das artes e ciências.
“O Homem do Renascimento procurou ser completo em todos os aspectos – culto conhecedor das artes e dominando os vários ramos do saber. O que melhor encarnou este perfil foi Leonardo da Vinci.”.
RESUMO

LEONARDO DA VINCI(15/04/1452 – 02/05/1519)

Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, em uma cidade próxima a Vinci, provavelmente Anchiano, na Itália, embora muitos pesquisadores cressem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa.
Seus pais eram o notário, hoje conhecido como tabelião, Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Logo que o artista nasceu, eles se separaram e seu pai...
tracking img