Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera de Belo horizonte – Pólo Pampulha

Serviço Social

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

EULER ANDRADE LIMA RA 4514839999

ERIVELTON CASSIMIRO DE SOUZA RA 4342843844

MARCO TÚLIO SOARES RA 4311812309

STANLEY MENDE daSILVA RA 4300067007

GISLANE CRISTINA de LIMA RA 3876675921

ANDRE FILIPE de ARAÚJO RAMOS RA 5319966703

FILOSOFIA, O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO:
Coisa para se pensar

Professor Potiguara Acácio Pereira
Tutor
Ariane S. Amorim, Daniel Osterreicher

Belo Horizonte, 11de setembro de 2012.
Introdução

Neste trabalho procuramos entender um pouco dos conceitos apresentados, debatemos todas as questões e temas sugeridos entre nós, usamos um método de pesquisas e debates acompanhados por nossa tutora presencial, para podermos falarmos destes temas, que a nós foi proposto por esta atividade.
¨ O bom senso é a coisa no mundo mais bem partilhada, pois cada umjulga ter o suficiente ¨( Descartes ), começamos nosso trabalho com esta frase do livro Discurso do Método de René Descartes, porque queremos ter o bom senso de apenas tentar falar um pouco de filosofia, não presumindo ser o que não somos, pois não temos recursos didáticos, nem conhecimentos teóricos, nem tão pouco tempo para pesquisas longas, para podermos falarmos com propriedade deste tematão fascinante que é a filosofia.
Cremos que a filosofia é um poderoso instrumento de analise e entendimento para o futuro assistente social.

Coisas para se pensar
 Tudo que nos faz refletir e pensar sobre nossa condição de Humano e de Cidadania é bom, porque nos faz crescer um pouco mais, nos faz evoluir um pouco, nos faz progredir um pouco mais. Pensar sobre quem somos e o que somos, trásum proveito para não só o nosso curso e carreira, mas para toda vida. Evoluir como individuo questionador, pensante e criador de opinião é o que achamos que a Filosofia deve proporcionar.
Num curso de Serviço Social a discussão sobre estas questões levantadas por esta ATPS, são muito bem vindas, pois, para compreender o outro bem, primeiro é necessário compreender-se bem a si mesmo. Estasidéias que em nós foram  plantadas, cremos que será de importante proveito, pois compreender o mundo e a nossa realidade é uma forma de se estabelecer territorialmente, tendo uma idéia de pertencimento, e ainda a realidade contextualizada, faz com que um profissional seja mais eficiente no seu dia-a-dia.
Compreender o mundo e a realidade, aparentemente é simples, mas nos faz perceber, que arealidade pode ser algo palpável e real, mas também pode ser algo que só existe dentro de cada um, algo intimo, como um sentimento que só existe, mas não pode ser tocado só sentido não com o tato e sim com o coração, queremos com isso dizer que a noção de real pode ser subjetivada, desde que siga parâmetros e diretrizes filosóficas para não se transformar em meras especulações infundadas.Questionar o mundo e a si próprio é uma tarefa muito difícil, aceitar uma verdade diferente daquela que se esta acostumado, também é muito difícil, pois cada um tem o seu próprio juízo de valor, mas independentemente deste juízo de valor, em uma sociedade coesa a idéia de certo ou errado tem que ser muito bem difundida, para se evitar os excessos e os vícios.
A conduta de cada individuo éresponsabilidade dele próprio, como também as consequências destas condutas. A nosso ver, a filosofia tem que fazer com que o homem possa aprender a melhorar estas condutas, pesando-as na balança da razão, mas ela não tem o monopólio desta responsabilidade, que deve ser partilhada também com a força de vontade, dedicação e disciplina entre outras que cada individuo tem que ter em si próprio.
A...
tracking img