Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Explique a distinção feita pela Escola de Frankfurt entre razão instrumental e razão crítica.
A razão instrumental, conforme a Escola de Frankfurt, é uma razão técnico-científica em que asciências e as técnicas agem como um meio de controle, intimidação e terror sobre os seres humanos e não como um meio de liberação dos mesmos. A razão crítica, por sua vez, afirma ser preciso analisar einterpretar os limites e os perigos do pensamento instrumental assim como se as mudanças sociais, políticas e culturais se realizarão afim de que a emancipação do gênero humano seja o maior objetivo, enão o controle e domínio técnico-científico.

6. Por que os filósofos do século XX não mantiveram o otimismo do século XIX com relação às revoluções sociais e políticas?
O entusiasmo e ootimismo do século XIX no que tangem as revoluções socias e políticas não se manteve no século seguinte. Já que as apostas no anarquismo, socialismo e comunismo foram errôneas e preocupantes. O otimismodecai a cada novo regime totalitário (fascismo, nazismo, stalinismo, maoísmo), pois não havia uma ação política consciente e aquela ideia de uma sociedade nova, justa e feliz ficava cada vez mais nocampo da utopia.
7. Explique como a filosofia do século XIX definiu a cultura.
No século XIX os filósofos definiram a cultura como uma criação coletiva de ideias, símbolos e valores pelos quais umasociedade define para si mesma o bom e o mau, o justo e o injusto, o puro e o impuro, o sagrado e o profano. A filosofia do mesmo século também colocou a cultura como o modo próprio e específico daexistência dos seres humanos.
8. explique como os filósofos do século XX concebem a cultura.
Contra a filosofia da cultura universal, a filosofia do século XX negou que houvesse uma única cultura emprogresso e afirmou a existência da pluralidade cultural. Os filósofos desse século evidenciaram que cada cultura inventa seu modo de relacionar-se com o tempo, de criar sua linguagem, de elaborar...
tracking img