Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Serviço Social –Filosofia Aplicada ao Serviço Social





Angela Maria Rocha Oliveira – RA 364661

Camila Assis de Souza - RA 375166

Luis Antonio da Silva Machado - RA 364540

Marina Alves da Silva - RA 383070

Zuleica da Silva - RA 384431



ATPS – Filosofia Aplicada ao Serviço Social





Prof. Dr. Potiguara AcácioPereira





Cotia, 18 de Setembro de 2012.









Filosofia aplicada do serviço social

Introdução:
Venho com este trabalho conhecer e compreender a filosofia aplicada ao serviço social significado social da profissão seu desenvolvimento sócio histórico, questão social e as demandas da sociedade.


 
 
1 - O que é o mundo e a realidade?
 
Ao definirmos o mundo, temos queseparar duas situações: 1ª as pessoas que acreditam em que existe Deus (independente de qualquer religião) e 2ª as pessoas que não acreditam em nada (ateus por natureza).
Dessa forma para a grande maioria dos que crêem em Deus, significa que temos um período de tempo a viver neste mundo e que a vida é mais curta do que imaginamos.
Seguindo este raciocínio, temos que procurar todas as alternativaspossíveis para que possamos idealizá-lo da melhor maneira possível, praticando atitudes saudáveis para com as outras pessoas, como amor, humildade, educação, honestidade, moral e principalmente  harmonia e bem estar, pois, se queremos viver bem, temos que fazer o bem e receber o bem.
O mundo é cheio de transtorno, dificuldades, aflições, tristezas e alegrias e como ele é feito por nós, nãopodemos criticá-lo, pois, a realidade é esta em que vivemos razão pela qual temos que tratá-lo da melhor maneira possível.
Para as pessoas que não tem crença, fica difícil convencê-las desta realidade atual, pois, seus pensamentos são voltados exatamente para o materialismo aparente e a desconfiança para com as outras pessoas.
 
2 - O que é ser humano?
 
É a concepção, constituição e materializaçãoda obra de Deus. Tem como princípio único, ser o mais inteligente e racional entre os seres vivos existentes neste planeta.
A grande virtude está exatamente na existência de dois sexos – masculino e feminino, sendo este último, possuir a maior divindade suprema – a maternidade, que é a multiplicação da espécie.
 
3 - O que é viver em sociedade?
 
O mundo para que seja organizado tem que serconstituído de grupos de pessoas praticantes de atos e obras que direcione outros grupos, cujo nome é sociedade.
Evidentemente para que uma sociedade seja constituída, sempre haverá pessoas dominantes e pessoas dominadas, razão pela qual alguém tem que mandar e outro obedecer.
Assim sendo, desde a constituição do mundo, as pessoas se organizam e elegem da forma que melhor lhe conviessem, quemserão os dominantes e os dominadores e dessa forma é que foram  estabelecidas às normas, regras, leis, atos e diretrizes que passaram a reger as pessoas constituintes de uma sociedade.
Não tem sentido e muito menos lógica, se cada ser humano resolvesse praticar atos que melhor lhe conviesse e assim sucessivamente; teríamos uma bagunça generalizada e o descontrole total de qualquer situação.Lembremos também, que por melhor que uma sociedade seja disciplinada, sempre haverá restrições e pessoas que não compartilham com as regras estabelecidas e as infringem, tendo sérias complicações pelos atos praticados.
 
 4 - Qual a grande finalidade da vida social?
 
Uma sociedade seriamente constituída e organizada tem como principio básico a justiça social. Para alcançarmos este objetivo énecessário que tenhamos princípios básicos a serem seguidos e obedecidos, como educação, cultura, honestidade, moral, humildade.
Amor e o desejo de viver bem com as outras pessoas.
Dentro deste contexto, é perfeitamente possível manter uma sociedade justa e compreensiva com todas as pessoas que a compõe.
 
5 - O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?
 
A base de uma...
tracking img