Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O amor pela sabedoria

Não se conformando com sistemas pré-estabelecidos a filosofia e consequentemente os filósofos são concebidos como aqueles que buscam o conhecimento, e por isso na essênciasão questionadores.
Especificamente, filosofia significa e abrange cinco campos de estudo e discurso: a lógica, a estética, a ética, a política e a metafísica.
A Metafísica é concebida como o estudo danatureza, da realidade em seus aspectos mais gerais, na medida em que se pode fazê-lo, segundo Chauí (1993, p. 207).
Existência e essência na realidade em seus múltiplos aspectos são, assim, ostemas principais da metafísica, que investiga os fundamentos, as causas e o ser íntimo de todas as coisas, indagando porque existem e porque são o que são. No estudo metafísico, busca-se o conhecimentoúltimo da estrutura da “realidade máxima” de todas as coisas: da natureza real e final da “matéria”.
Destaca-se entre várias concepções, a kantiana: há uma estrutura não-mutável que subjaz a tudo aquiloque pode ser denominado conhecimento ou experiência humana.
Na Ética ou Filosofia Moral, estuda-se os valores e a problemática do “dever”. Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é,valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa pararespeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigações e deveres. Dessa maneira, valores e costumes parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais eintemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos, punidos quando os transgredimos. Se devemos a Sócrates o início da filosofiamoral, devemos a Aristóteles a distinção entre saber teórico e saber prático. O saber teórico é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de nós e sem nossa intervenção ou...
tracking img