Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
2° SEMESTRE

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Alessandra Bonassoli Martins
RA: 3830723736
Leila de Fátima Silva Campos
RA: 3814665908
Simone Eugenio dos Passos
Ra: 3830692483

Prof.º Dr.Potiguara Acácio Pereira

Sorocaba-SP

03-09-20212

(1) Etapa

Passo: (1)

(a) O que é o mundoe a realidade?
Em filosofia: é tudo aquilo que constitui a realidade.
A “realidade (do latim realista isto é, “coisa”) “significa” tudo o que existe” o termo inclui tudo o que é seja ou não perceptível. O real é tudo como aquilo que existe fora ou dentro da mente.

(b) O que é ser humano?
É um ser singular, autônomo, pensante, original motivável e principalmente de pensamento livre semlimites.
É o que defere do ser animal a partir do momento que pelo trabalho foi capaz de interferir no mundo produzindo cultura, nesse momento nasceu o ser humano.
Ao longo da historia, o homem tem procurado explicações sobre quem é, e tem imagem semelhante de Deus; sobre o que é- um sistema complexo de: músculos, ossos, nervos e humores; sobre como é acreditando na anatomia e sobre tudo quantopode acredita sem limitações a sua vontade e ambição. Na procura de entender quem é o que é com é o homem
Constrói historia religião, ciência e arte. E nas explicações quanto pode conceber o poder avançado no conhecimento do ser humano, mas não encontra resposta satisfatória á questão.

(c) O que é viver em sociedade?
O convívio entre os seres humanos que tem necessidade uma das outraspara continuar a espécie e buscar seus objetivos e realizar sonhos. O mundo moderno exige cada vez mais essa ajuda diária, o ser humano tem necessidades matérias e espirituais. Cada um precisa de afeto carinho, respeito, viver em sociedade é uma necessidade vital: todas as informações experiência.



(d) Qual a grande finalidade da vida social?
Autoconhecimento viver com ética e adescoberta de si mesmo do eu me autoconhecer, afirma e realizar sonhos, trocando experiência e vivencias aceitando e respeitando o outro como ele é m sua essência.
.
(e) O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?
Em geral uma técnica para verificação de um objeto qualquer engloba a maneira que o sujeito encontra para o objeto assim surge o conhecimento.
Sujeito: aqueleconheceu.
Objeto: é aquilo que se conhece.
(Enciclopédia: é o ato ou efeito de abstrair, idéias ou noção de alguma coisa ex: conhecimento das leis, obterem informação).
É aquilo que se sabe de algo ou alguém.
Conhecimento seve para construir sujeito desenvolvendo suas dimensões, intelectuais, de um linear de um lado a interioridade e do outra exterioridade com aspecto mental, psíquico quese ampara com a cultura para, sermos livres: autônomos.

(f) O que é ser cidadão?
È saber viver em sociedade estando ciente dos meios comum, e ser ético.
Segundo Aurélio é aquele individuo que utilizar-se dos direitos civis e políticos de um estado ou no desempenho de seus deveres para com este individuo, homem, sujeito e ser chamado as responsabilidades para lutar pela defesa da vidacom qualidade e do bem estar – geral

(g) Existe uma relação intima entre cidadania e qualidade de vida?Justificar.
Sim cidadania tem mais a ver com deveres de convivência, respeitar o próximo, direito meu termina quando começa o do outro.
É qualidade de vida é você poder viver em sociedade, com todas as humanidades sejam eles fundamentais da vivencia com coletividade todas devem colaborar.(h) As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadãos? De exemplo:
Não, pois a cidadania é um conjunto de um cidadão para ser cumprido para todos.
EX: respeito à hierarquia, o mais comum pessoas querendo se fizer valer de sua posição para se beneficiar atendimento.

(i) O bem estar pessoal é coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?
Sem duvidas, as...
tracking img