Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA
Filosofia é uma palavra de origem grega, formada pela união de duas palavras, filo que vem de philia, que traduz-se por amizade, amor fraterno, respeito entre iguais, e sofia que vem deshopia, e significa sabedoria. Filosofia é o estudo das questões fundamentais relacionadas à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
O conceito de"filosofia" sofreu, no transcorrer da História, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteraramconforme a escola ou movimento filosófico.
O curso de Filosofia abordado pela FGV definiu que filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia. Afilologia ocupa-se de registros textuais antigos e da evolução das línguas, mas não se ocupa de si mesma. A filosofia, no entanto, move-se neste curioso círculo: ela determina os pressupostos de seumétodo de pensar e os seus propósitos através de seus próprios métodos de pensar e propósitos. Não há como apreender o conceito de filosofia fora da filosofia, pois somente a filosofia pode determinar oque é a filosofia.
Para a FVG o estudo da Filosofia é algo primordial não só para alunos, mas também para professores e profissionais que querem entender melhor o que é a “Filosofia”. O conteúdoprincipal foi baseado nos dois principais filósofos da Grécia Antiga, Platão e Aristóteles, que concordam em caracterizar a filosofia como uma atividade racional estimulada pelo assombro ou admiração. ParaPlatão, o assombro é provocado pela instabilidade e contradições dos seres humanos percebidas pelos sentidos. A filosofia, no quadro platônico, seria a tentativa de superar esse mundo de coisasefêmeras e mutáveis e apreender racionalmente a realidade última, composta por formas eternas e imutáveis que, segundo Platão, só podem ser captadas pela razão. Para Aristóteles, ao contrário, não há...
tracking img