Como se implanta um 5 s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturação para a Implantação
A princípio, não há necessidade de nenhum programa oficial para a prática da essência do 5S. Inclusive, pessoas que exercem algum poder de liderança junto à equipe, podem difundir os seus conceitos, e implementa-los sem que haja uma oficialização da atividade. Muitas organizações costumam, desta forma, introduzir o 5S em seus ambientes, em trabalhos localizados.Evidentemente, a eficiência da prática é comprometida pela própria limitação de poderes e de autonomia dos participantes, haja vista que, sendo a organização um conjunto de atividades interdependentes, certamente o desenvolvimento do 5S por uma equipe é influenciado, positiva ou negativamente, por outras equipes.
SENSIBILIZAÇÃO DAS PESSOAS ESTRATÉGICAS
Não é comum, em grandes e médiasorganizações, a iniciativa em implantar o 5S partir do alto escalão. Normalmente a idéia é de algum componente da média-gerência ou de alguns processos da organização (Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Segurança Industrial, Produção, etc). Porém, mesmo que a iniciativa não seja do alto escalão, a sua sensibilização, assim como das demais pessoas estratégicas da organização, é fundamental para aimplantação sistemática do 5S, antes de qualquer ação que vise abranger o 5S para toda a organização. Como regra geral, não se deve implementar o 5S em um nível da organização se o nível imediatamente superior não tiver conhecimento sobre o assunto.
A estratégia mais comum para a sensibilização de pessoas estratégicas (alta e média gerências e assessores) é a apresentação feita por um profissional que tenhaexperiência na implantação do 5S. Normalmente isto é feito em forma de palestra com duração média de 4 horas. O conteúdo da apresentação pode conter os seguintes tópicos:
• Fundamentos do 5S
• Benefícios do 5S
• 5S como base para as melhorias (TQC, TPM, WCM, Kaizen, Just-In-Time, Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Qualidade, Produtividade, Custos, etc).
• Resultados de Outrasorganizações
• Modelo básico de Implantação
• Causas de Sucesso e Fracasso
• Papel das Lideranças
O objetivo desta apresentação é o de formar uma massa crítica sobre o tema. Após a apresentação a alta direção poderá pedir às demais pessoas as suas considerações sobre o tema e a sua adequabilidade ao momento da organização. Se necessário, poderão ser programadas visitas em uma ou maisorganização que tenha o processo de implantação amadurecido, para facilitar a tomada de decisão. Caso venha ser de se implantar, a alta direção deve definir gestor do 5S e o prazo para o seu início (Lançamento).
Um cuidado que a organização deve ter é com relação ao sindicato dos trabalhadores. Apesar do 5S ser um conjunto de atividades educacionais que promovem melhorias significativas noambiente de trabalho, algumas correntes sindicais podem se opor à sua implantação (por ignorância sobre o assunto ou por questões políticas). É mais uma questão a ser conduzida entre a organização e o sindicato da categoria. Gradativamente a postura atual dos sindicatos perante o 5S tem sido de grande aceitação. As críticas que normalmente são feitas recaem sobre a forma como a organização adota o 5S, enão sobre os conceitos.
ESTRUTURAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DO 5S
1. Estruturação do Comitê de 5S
Uma vez tomada a decisão de implantação pelo alto escalão e escolhido o gestor, é formado o Comitê de 5S (a partir daqui, entende-se que o gestor é um integrante do comitê de 5S). Em micros e pequenas empresas a formação de um comitê pode ser dispensada. Em grandes organizações, principalmente aquelas quetêm unidades descentralizadas fisicamente, e por vezes são autônomas, poderá haver necessidade de uma estrutura local, formada por um coordenador ou facilitador e um sub-comitê ou comitê local.
As atividades básicas do Comitê são:
• Elaborar o plano de implantação
• Acompanhar as ações previstas no plano
• Responder pelo 5S perante o alto escalão
• Coordenar as...
tracking img