Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Igreja da Passagem da Conceição é revitalizada e será inaugurada hoje

Por ANDRÉIA MEDEIROS / Assessoria da SEC
Em menos de dois meses de trabalhos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Várzea Grande, volta a contemplar os fiéis após passar por recuperação. Partindo da importância histórica da localidade, a obra teve o incentivo do Programa Estadual de Recuperação e Revitalização doPatrimônio Histórico de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os trabalhos de recuperação tiveram início em 14 de julho desse ano, e recebeu um investimento no valor de R$ 132.789,15. O patrimônio será inaugurado hoje (24.08), às 18h.
Construída com adobe, a Capela apresenta características do final do século XIX com um estilo Colonial e apresenta molduras simples. O salão de festafoi construído mais recentemente e fugiu do modelo da igreja, mas com a restauração, foi feita uma adaptação para que não ficasse diferente do estilo.
O Patrimônio foi construído no ano de 1910, sob a benção do Arcebispo Dom Aquino Correa. Está localizado às margens do Rio Cuiabá, no Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A imagem da capela foi uma doação do Coronel JoaquimCorsino, considerado na época, um dos amigos da Passagem. O tombamento como Patrimônio Histórico de Várzea Grande ocorreu em 2001, pelo município.
Diante das conquistas e crescimento demográfico, o município de Várzea Grande ainda mantém o distrito da Passagem da Conceição como uma das localidades que não deixaram as características de povoados tranqüilos. Nos dias atuais, a Passagem da Conceição éreconhecida como lugar calmo, de gente humilde, além de ser um convite para muitas famílias passarem os finais de semana para descansar. E mantém um belo cartão postal.
História - A origem do nome da “Passagem da Conceição” se deve ao lavrador Manoel Antônio da Conceição que se instalou na localidade em 1813, cuidando não só das terras dele, mas também possibilitando a travessia das pessoas numacanoa pelo rio Cuiabá, na altura do Ribeirão Pari. Essa prática resultou na expressão “pedir passagem ao Conceição”, o que logo serviu para dar nome a localidade. O distrito era de Cuiabá, e passou a integrar o município de Várzea Grande em 1953.
A Passagem da Conceição também é um bairro histórico da cidade. Um pequeno vilarejo que no passado era de pescador, hoje é um dos principais centrosturísticos da cidade. Bem organizada e rota de turistas, a passagem hoje sente falta da presença do poder público. O posto de saúde está fechado e abandonado. Imagina você morar a 25 minutos de carro do posto de saúde mais perto e um dia você cair doente, já imaginou a consequência? Pois é, assim que os moradores vivem e sobrevivem na região. Além destas questões tem a situação do Centro de Treinamentoprojetado no bairro. Simplesmente, nem um sinal de início de obra existe na região. Nem mesmo a população local esta informada sobre quando se iniciará as obras e quais obras serão feitas para que se construa um legado.
Na verdade o que percebemos e observamos é que a Copa do Mundo será para turistas, as obras para os empreiteiros, os benefícios para os políticos detentores do poder atualmente eo povo fica... E o povo?

 
  História de Várzea Grande |

Em 15 de maio de 1867, sediado junto à várzea antiga, hoje soterrada, cria-se o acampamento militar comandado por Couto Magalhães, em razão do conflito estabelecido entre a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e o vizinho Paraguai, país que fazia fronteira com a Província de Mato Grosso; a extensa linha que dividiaBrasil e Paraguai obrigava o II Império a tomar providências para impedir os avanços das tropas adversárias.Couto Magalhães edifica um acampamento ao longo da várzea, que se estendia do lugar onde está a atual Praça Aquidabã até o local onde futuramente seria construída a igreja de Nossa Senhora da Guia, região por onde passava a estrada boiadeira, com objetivo de manter os prisioneiros paraguaios...
tracking img