Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

UMA REFLEXÃO PRELIMINAR


A reflexão do autor nos remete a um passado remoto, de onde emana a justiça e a ética que partiu de filósofos importantes como Platão e Aristóteles quemesmo com a precariedade intelectual da sociedade da época desses filósofos, os ensinamentos deixados por eles são de suma importância para os que querem aprender sobre o Direito.
O Direito tem comoobjetivo buscar a justiça para todos seja na justiça geral ou na justiça particular.


Capítulo II

SOBRE A TEORIA DA NORMA

Inicialmente a norma válida tem sua aplicação garantida pelos juristas,porém até chegar ao patamar de norma válida ela tem que ser elaborada pelo orgão competente, e seu teor deve ser embasado na constituição, a norma deve ser válida e eficaz na prática social ejurídica.


Capítulo III

AS VÁRIAS DIMENSÕES DO DIREITO

O modelo piramidal de Hans kelsen revela um conjunto harmônico como uma orquestra composta por normas e regidas pela constituição, normas quese completam em unidade e são o ponto de partida para os operadores do direito e para os que buscam incansavelmente a justiça.
A sociedade é um aglomerado de inter-relações, onde ordem significa aadaptação das coisas a sua finalidade, uma unidade de interação, uma ordem de vida na qual o direito é imprescindível.

Capítulo IV

INICIAÇÃO A EQÜIDADE

O problema das lacunas surge como umaquestão teórica, partindo do princípio moderno da centralização do poder nas mão do estado tornando sistemática a produção de normas e a onipresença do legislador em relação a todos os comportamentossociais possíveis, um dos grandes problemas está em se discernir validade e eficácia tornando exaustivo o trabalho do legislador.


Capítulo V

JUSTIÇA E IDEOLOGIA

O jurista com o objetivo deresolver questões irá identificar o direito objetivamente, valendo-se de dados e informações para fazer com que a justiça prevaleça. Um dos objetivos do direito é garantir que os menos favorecidos...
tracking img