Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios
1. O que significa dizer que a não-indiferença é a essência do
"valor"?
A não-indiferença representa o início do "importar-se", o reconhecimento da imagem do outro, aimportância de alguém que ocupa espaço físico, temporal, que faz diferença!
Distinção entre juízos de realidade e juízos de valor. Os primeiros, enquanto constatação da realidade (ex.: isto é uma mesa)e os últimos, enquanto qualidade do conteúdo, podendo ser atrativa ou repulsiva, boa ou má e assim por diante. 
Porém, é importante fazer uma distinção: enquanto as coisas são, os valoresvalem,podemos dizer que os valores não são, mas valem. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nado do seu ser, mas dizemos que não é indiferente. A não-indiferença constitui esta variedade ontológica quecontrapõe o valor ao ser. A não indiferença é a essência do valor".
2. Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal é capaz de produzir interdições.
Tendo a humanidade sistemas desocialidade muito mais complexos que os animais ditos irracionais (o que chamamos de "cultura"), produzimos ao longo da História formas de dominação dos modos de ser alheios. Inventamos, assim,interdições baseadas em supostas "verdades" jurídicas, morais, religiosas, governamentais, psicológicas, que proíbem, condenam, tiram a visibilidade ou desqualificam práticas de existência consideradas"perigosas" ao bem-comum social que variam de sociedade para sociedade e de tempos em tempo
3. Em que consiste o caráter histórico - social da moral? E o caráter pessoal?
Caráter histórico - social damoral
A fim de garantir a sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre osindivíduos.
É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características humanas fundamentais é a de sermos...
tracking img