Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Método – René Descartes
O autor acredita que o ser humano tem de melhor, é o bom senso que discerne o verdadeiro e o falso.
E o que diferencia o homem é a diversidade de opiniões, só bastaaplicá-la bem e com insistência para não se afastar da razão.
Ele se coloca igual a todos mesmo tendo muito conhecimento e facilidade de discernir os pensamentos, que segundo ele é o que diferencia o homemracional dos animais irracionais.
Descartes, afirma que com suas experiências ter alcançado um método para aumentar de forma gradativa o seu conhecimento.
Apesar de inclinar mais para o lado dadesconfiança do que pela presunção, pretende mostrar seus caminhos, e que as pessoas possam emitir comentários a respeito dela no hábito de utilizar-se.
Com todo o seu saber, concluiu que nada osatisfazia, mas que os livros contêm muitos ensinamentos, e são muitos úteis.
Por sua grande trajetória conheceu hábitos diferentes e com isso soube dos valores de cada cultura.
René venerava a teologia, epensava que iria ganhar o céu, mas percebeu que mesmo o mais ignorante também ganharia o céu e que isso não estava relacionada à inteligência.
Cansado das letras resolveu viajar para obter maisexperiências e a refletir, pois acreditava que com os estudos estava distanciando do senso comum, isto o fazia ter mais segurança.
Contudo percebeu que isso também não o satisfez e voltou a fazer o quefazia antes, isso é aos livros.
Dentro de um quarto de quartel se pôs a entreter com seus pensamentos. Ali começa a observar a existência da perfeição e que as coisas construídas são mais belas do queuma reforma. E que as pessoas se adaptam de acordo com as suas necessidades atuais.
Descartes diz que o costume e o exemplo é o que nos convence do que qualquer conhecimento correto, e que nossasescolhas são simplesmente opiniões de outras.
Decidiu usar da ponderação, utilizando a razão para chegar o método que o satisfez. Através de quatro preceitos da lógica propôs:
1- Nunca aceitar algo...
tracking img