Coerencia e coesao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidades do texto: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical

Coerência

A coerência refere-se à unidade das ideias abordadas no texto. Um texto coerente precisa, começar,continuar e terminar falando sempre do mesmo tema, variando apenas os assuntos, acrescentando novidades. Por exemplo, ao fazer um texto sobre futebol podemos falar de vários assuntos dentro deste mesmotema, como, as regras do futebol, os times de futebol, os jogadores de futebol, etc.
Existem alguns tipos de coerência:
* Coerência semântica que consiste na utilização do vocabulário corretopara o momento certo, depende de que as palavras estejam no sentido correto dentro do contexto.
* Coerência sintática que está relacionada à organização das palavras na frase, ou seja, utilização depronomes e demais meios sintáticos de maneira que garanta o sentido pretendido.
* Coerência estilística que significa manter um único tipo de linguagem em todo o texto, formal ou informal. A faltadesta coerência não chega a afetar a fácil interpretação do texto, mas o ideal é manter um padrão único, o padrão que esteja mais adequado a situação.
* Coerência pragmática que ocorre quando otexto apresenta atos de fala e uma pessoa ao comunicar-se com a outra deve obter uma resposta que esteja relacionada ao que foi perguntado. A falta dessa resposta ou uma resposta diferente do que foiperguntado caracteriza a incoerência.
Em cada tipo de texto a coerência se apresenta de forma distinta.
* No texto Narrativo precisa ocorrer uma coerência na sequência dos acontecimentos.
*No texto Descritivo a coerência baseia-se em uma sequência ordenada de características para que uma complemente a outra e o leitor possa formar a idéia de um todo.
* No textoDissertativo-argumentativo a coerência das idéias e a utilização de elementos coesivos, principalmente das conjunções, expressam as relações entre as idéias e os argumentos expostos.

Coesão

A coesão é a ligação...
tracking img