Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, descendente do fundador da cidade. Desprezava a plebe, não participou da política e desprezou a religião, os antigos poetas e os filósofos de seu tempo. É o primeiro pré-socrático com um número razoável de pensamentos, que são um tanto confusos, e por isso tem o nome de Heráclito, o obscuro. Foi muito crítico. Chama a atenção, além da pluralidade, para osopostos. Tanto o bem como o mal são necessários ao todo. Deus se manifesta na natureza, abrange o todo e é crivado de opostos. O logos é o princípio cósmico, elemento primordial, e a razão do real, a inteligência. A verdade se encontra no devir, não no ser.
Afirmava que todas as coisas estão em movimento como um fluxo perpétuo. O escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua, e que esse seprocessa através de contrários. A lei fundamental do Universo é o devir, que significa contínuas transformações. Tudo flui e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso. Para Heráclito o princípio das coisas é o fogo. O fogo transforma-se em água, sendo que uma metade retorna ao céu como vapor e a outra metade transforma-se em terra. Sucessivamente, a terra transforma-se em água e aágua, em fogo. Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante de nós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois.
Grande representante do pensamento dialético. Concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em permanente transformação. Daí sua escola filosófica ser chamada de mobilista (=movimento). Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela lutade forças contrárias. Assim, afirmava que “a luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas”. É pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui. Heráclito imaginava a realidade dinâmica do mundo sob a forma de fogo, com chamas vivas e eternas, governando o constante movimento dos seres.
Vida - Foi um melancólico que tinha aversão à sociedade, e evitava a sua convivênciapreferindo a solidão, esta condição pessoal contribuiu para que se criassem ficções biográficas, que não podemos hoje tomar como precisas; nem mesmo o mobilismo 2 de que falou, o teria defendido de maneira tão radical quanto lhe foi atribuído.
Timeo de Fliunte, foi o primeiro a chamá-lo de "Heráclito o obscuro, ou o tenebroso", tornado esse apelido comum. Heráclito foi um sábio, que tinha consciênciada acessibilidade do homem ao saber, ainda que não atingido por toda a massa. A fonte principal das notícias biográficas de Heráclito se encontra em Diógenes Laércio 3, além das menções dispersas em Aristóteles e outros antigos. Não restam elementos para determinar o ano de nascimento de Heráclito, nem o de sua morte. Mas se sabe onde nasceu e quando floresceu: "Heráclito, filho de Bloson, ou, deacordo com outra tradição, de Heronte , nasceu em Éfeso. Floresceu na 69ª olimpíada" 4. Esta ligação com a 69ª olimpíada, acontecida nos anos 504 - 500 a.e.c., permite calcular vagamente o restante da cronologia de sua vida.
Poderá ter nascido por volta de 540 a.e.c. e vivido até pelo ano 480 a.e.c. Trata-se, pois de um tempo em que as cidades da Jônia grega já se encontravam integradas no impériopersa, desde 546 a.e.c., quando Ciro houvera conquistado Sardes, aos lídios, e logo também as cidades da Jônia. Mileto, que se rebelara, foi destruída em 494 a.e.c., portanto ao tempo de Heráclito. Já agora o grande rei da Pérsia se chamava Dario 486 a.e.c.
Heráclito pertenceu à nobreza de Éfeso. Em seu tempo o partido aristocrático fora aliado do poder. Este fato poderia ter sensibilizado suaaversão à massa popular, então exercendo democraticamente o poder, certamente com alguns desmandos, que o deixaram pessimista. Tinha em si mesmo alto apreço frente aos demais, sobretudo no que se referia ao saber. Formou um alto conceito de si mesmo em seu livro onde diz: a erudição não ensina a sabedoria; assim fosse a teria ensinado a Hesíodo e a Pitágoras, e por sua vez a Xenófanes e Hecateo...
tracking img