Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TORICELLI/ANHANGUERA

FUNDAMENTOS FILÓSOFICOS DA EDUCAÇÃO


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2°SEMESTRE
PEDAGOGIA NOTURNA

Introdução
Filosofia é a busca constante pelo conhecimento, é o questionamento, através da filosofia cria-se o interesse pela verdade, ela modifica a realidade, nos torna seres críticos e faz nascer o desejo do saber. Quando todos em volta dasociedade ignoram ou ate mesmo acostuma-se com situações, os filósofos continuam na busca incessante de respostas que apontem soluções.

As pessoas em geral para se ter o conhecimento ou sabedoria procuram ou pesquisam até obte-los,e para tal utiliza-se de instrumentos como por exemplos livros revistas, jornais, mídias em geral.Nosso exemplo é a tirinha da personagem Mafalda, pois ela pergunta aopai o que é filosofia e para fazer esta pergunta, ela se preparou achando que a resposta iria ser demorada levando uma mesa e uma jarra com água, o pai não soube responder, no outro dia ela comenta com o colega que pediu ao seu pai que lhe explicasse o que é filosofia e a reação do pai foi de pesquisa,pois foi procurar as respostas em alguns livros.Para saber e entender o que é filosofia precisamosvoltar no tempo e estudar a filosofia antiga por volta do século Via.C.No inicio dos tempos o homem começou a refletir e desenvolveu a necessidade de explicar o mundo.
Nós humanos somos diferentes dos outros animais que não correm atrás de conhecimento, somente alimentos, o ser humano tinha que fazer algo que o levou a pesquisar e a necessidade de pensar. Suas necessidades de pensar eramlimitadas escassas, apresentando então explicações que não eram corretas ou verdadeiras, conhecidas como mitos ou fantasias.
O mito é a explicação do mundo por princípios simbólicos, muito próxima da religião. As comunidades comunicavam e com o tempo estas explicações eram contrárias, pois para o mesmo problema cada região ou comunidade inventava um tipo de mito. A partir de constatações de que mitos nãoeram suficientes para responder a s necessidades humanos de conhecimentos, surgiram as explicações filosóficas. Inicialmente a filosofia referia-se a todas as áreas do conhecimento humano exemplo física, biologia, química, geometria e matemática.Seu objetivo com o passar dos séculos foi restringido e separou das demais ciências.O filosofo passou a estudar e a se preocupar e entende ló,porexemplo:o quê é um fenômeno?Por que ele existiu?Ele procura as causas primeiras, enquanto o cientista estuda as coisas que existem no universo. O filosofo estuda o porquê das coisas estarem no universo e serem o que são.
Concluímos que as questões filosóficas incidem nos problemas do ser humano, os problemas filosóficos são relativos as nossas crenças básicas e não podem ser resolvidas pelos métodos daciência, as perguntas da filosofia incidem sobre toda realidade e na medida em que são compartilhadas por todos os homens, são universais.Mas o modo de colocar as questões depende da época histórica.Na filosofia desvalorizamos o que é banal.
Cotidiano e práxis pedagógica. Repensando a Educação no século XXI

Pensando sobre educação, hoje nossa realidade é bem diferente temos o avanço dastecnologias esta aí a sala de aula do futuro, sendo ao mesmo tempo, sala de aula, biblioteca, laboratório de ciência, sala de artes e laboratório de informática. Lá tem internet wi fi e computadores, iluminação controlada, uma cópia de um esqueleto e de um torso humano, uma placa solar, uma pilha caseira, armários e um microscópio. Também tem um quadro digital touchscreen e varias mesas que acomodamtrês pessoas (além do computador). Todas essas características formam a sala de aula inteligente, projetada para um modelo de educação do futuro. Aí vem a pergunta: E o professor?
Também está lá e tem a função de relacionar todas essas mídias através de um ensino multidisciplinar. Na sala inteligente os alunos não usam carteiras, mas sentam-se em grupos de três em estações de trabalho e tornam-se...
tracking img